O Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Universidade Santa Cecília (NPH/Unisanta) informa que através dos resultados dos modelos numéricos atualizados desta quinta (27), a previsão de ressaca se mantém. Houve uma diminuição da intensidade em relação a previsão de ontem, entretanto ainda assim a previsão é de um evento intenso similar as ressacas ocorridas em abril e agosto deste ano.

A previsão é de ondas com altura significativa entre 3,0 e 3,5 metros na região da Entrada do Canal do Porto de Santos e superiores a 2,0 m na Ilha das Palmas, ocorrendo na manhã de sábado. Também há uma previsão de maré elevada, principalmente na madrugada (2h-3h) e no início da tarde de sábado (14h-15h), nesse último caso podendo ultrapassar os 2 metros de altura.

Ressalta-se que a previsão é de uma ressaca da mesma ordem de grandeza ou até maior, se comparado com as previsões realizadas pelo NPH-Unisanta nos eventos extremos anteriores que causaram impactos principalmente na região da Ponta da Praia.

Nesse sentido, há probabilidade de ocorrerem novos impactos na região. Assim os pesquisadores do NPH-Unisanta recomendam que a população fique atenta e acompanhem as previsões ao longo dos próximos dois dias.

Boletim emitido às 12h30 de quinta-feira (27/10). Este é apenas um boletim informativo, a utilização da informação nele contida é de inteira responsabilidade do usuário. Informações oficiais sobre as condições de mar são emitidas pela Marinha do Brasil.

Figura 1. Resultado do modelo de ondas para a região da Baía de Santos (29/10/2016).
Figura 2. Previsão do modelo de ondas. A altura significativa da onda (m) para as regiões da entrada do canal de navegação (linha em laranja), Ilha das Palmas (linha azul) e Ponta da Praia (linha verde), dados coletados pelo sensor da Praticagem de Santos em preto. Figura 3. Previsão do modelo hidrodinâmico (linha laranja), apresentando o nível do mar (maré) na estação da Ilha das Palmas. A previsão da Tábua de Marés (DHN) está representada em azul e os dados coletados pelo marégrafo da Praticagem de Santos em preto.