Entre as pesquisas a serem apresentadas, estão os efeitos do incêndio do polo petroquímico de Cubatão, nos peixes do estuário santista.

Estudos de pesquisadores dos Programas de Pós-graduação em Sustentabilidade de Ecossistemas Costeiros e Marinhos, Auditoria Ambiental e do curso de graduação em Ciências Biológicas (Biologia Marinha) da Unisanta serão apresentados no XXIII Encontro Brasileiro de Ictiologia, maior evento científico nacional sobre peixes que ocorrerá em Belém – PA, entre 27 e 31 de Janeiro de 2019.

Os professores Alexandre Marceniuk, Matheus Rotundo, Miguel Petrere Jr, Milena Ramires e Walter Barrella irão palestrar em diferentes atividades durante o evento sobre as temáticas: “Conhecimento e conservação de peixes marinhos e estuarinos da costa Norte do Brasil” e “Pesca esportiva – desafios e atualidades”. Além das palestras apresentarão diversos estudos realizados pela instituição na a Baixada Santista e na Costa Norte do Brasil, dentre eles: “Ictiofauna estuarina afetada pelo incêndio no polo petroquímico da Baixada Santista, SP, Brasil”, “A rara enguia de lama do Caribe, Pythonichthys sanguineus Poey, 1868 (Heterenchelyidae, Anguiliformes) ao largo dos recifes da Amazônia.”

Juntamente com os professores, vários alunos da instituição também apresentarão estudos provenientes de suas dissertações e trabalhos de conclusão de curso realizados na instituição, dentre eles: “Ictiofauna associada a pesca artesanal na Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Barra do Uma – Peruíbe – SP”, “Relação entre a ictiofauna e a complexidade do habitat, através de imagens geradas por veículo operado remotamente (R.O.V.)” e “Variação sazonal da diversidade da ictiofauna demersal na costa de Sergipe, Brasil.”

Segundo Matheus Rotundo (Professor do Programa de Pós-graduação em Auditoria Ambiental, do curso de Ciências Biológicas e curador do Acervo Zoológico da Unisanta) o convite para a apresentação de palestras e trabalhos demonstra o desempenho da equipe e suas parcerias interinstitucionais, como por exemplo: Universidade Estadual de São Paulo (UNESP) e o Centro de Pesquisa e Gestão de Recursos Pesqueiros do Litoral Norte (CEPNOR-ICMBio), “A Unisanta possui tradição na pesquisa sobre peixes brasileiros, os estudos foram iniciados pelo Prof. Dr. Luis Alberto Zavala-Camin desde a formação do curso de Ciências Biológicas e tiveram amplo desenvolvimento após a criação dos Programas de Pós-graduação (mestrados) com a entrada de diversos professores, além de diversas parcerias com outras instituições como a UNESP, UNIFESP e CEPNOR.”

Rotundo ainda ressalta a importância deste ano para a temática na Unisanta, “O convite veio durante o período em que a Coleção Científica de Peixes da Unisanta completou 20 anos, então poderemos comemorar juntamente com diversos colegas pesquisadores que trabalham com a temática no Brasil, assim como de outros países, que também estarão no evento.”