Dentre os palestrantes internacionais está o consultor para o Banco Mundial em água e saneamento Menahem Libhaber

A Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, em parceria com a Escola Politécnica da USP, promove o Seminário Internacional “Qualidade das Águas Costeiras no Estado de São Paulo”, nesta quinta (3) e sexta-feira (4), no Teatro Guarany, em Santos. O objetivo do encontro, que tem apoio da Universidade Santa Cecília (Unisanta), é fazer uma avaliação dos principais fatores que afetam a qualidade das águas costeiras no Estado, de modo a fornecer subsídios para a definição de novos programas e políticas públicas.

“É muito oportuno discutir novas alternativas para garantir e aperfeiçoar a qualidade das águas no litoral paulista. A gestão da balneabilidade é um tema complexo e que precisa ser discutido amplamente, tanto com a academia como com a sociedade”, destaca o Secretário Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos e presidente do Conselho Mundial da Água, Benedito Braga. Segundo ele, o que torna o encontro um espaço privilegiado para debate é a presença de especialistas de diferentes instituições do Brasil e do exterior.

Na quinta-feira, dia 3, às 15h10, a coordenadora do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Unisanta (NPH Unisanta), professora mestre Alexandra Franciscato Penteado Sampaio, abordará o tema Saneamento e qualidade microbiológica da água na bacia de Santos – Estuário de São Vicente. Na sexta-feira, dia 4, às 15h10, o tema Utilização de Modelos Previsionais na Gestão de Balneabilidade será apresentado por Alexandra e pelo pesquisador Renan Ribeiro, também do NPH Unisanta.

Programação – A cerimônia de abertura do evento ocorrerá às 9h de quinta-feira (3) e contará com a presença do secretário estadual, além do diretor da Escola Politécnica da USP, José Roberto Castilho Piqueira, do prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, e demais autoridades. Na sequência, o presidente da Sabesp, Jerson Kelman, fará uma palestra com o tema “Desafios do Saneamento no Litoral Paulista”. A partir das 10h30 serão apresentados painéis temáticos selecionados pelo Prof. Dr. Jaime Ortiz, com as presenças de diversos autores de textos técnicos publicados na edição especial da Revista DAE sobre o seminário. A revista é um dos principais periódicos de artigos científicos sobre saneamento no país.

Dentre os palestrantes internacionais está o consultor para o Banco Mundial em água e saneamento Menahem Libhaber. Radicado em Washington, nos Estados Unidos, o pesquisador vai tratar de aspectos econômicos, sociais e regulatórios das águas residuais de emissários submarinos. Os emissários submarinos também serão o tema da palestra do Prof. Dr. Ramiro Neves, do Instituto Superior Técnico de Lisboa, da Universidade de Lisboa, em Portugal. Já o Prof. Dr. Philip J. W. Roberts, do Instituto de Tecnologia da Georgia, nos Estados Unidos, vai discutir as diferentes alternativas de tratamento para a disposição marinha de águas residuais.

Na sexta-feira (4), a partir das 9h, serão realizados dois painéis temáticos. O primeiro vai tratar do macrozoneamento ambiental, planejamento urbano e infraestrutura de saneamento básico, enquanto que o segundo vai discutir a gestão de balneabilidade e a percepção sobre a qualidade das águas costeiras.

Um grande debate está marcado para o final do dia. Dentre os palestrantes há representantes das secretarias estaduais de Habitação e de Meio Ambiente, além de outros órgãos governamentais, como Cetesb e Sabesp.

No sábado (5), já com o seminário encerrado, haverá visita técnica ao canal de Santos, com participação de convidados.

Toda a programação do seminário será transmitida pela internet por meio de um canal no Youtube. O endereço para acesso é https://goo.gl/G7ZZlh. Mais informações sobre o encontro, a programação completa e o formulário de inscrições podem ser encontrados no link http://www.saneamento.sp.gov.br/seminario.html. As incrições são gratuitas.

O seminário conta também com apoio da prefeitura de Santos, da Revista DAE e da Sabesp.

Serviço
Data: 03 e 04 de novembro.
Horário: 9h às 18h.
Endereço: Teatro Guarany, Praça dos Andradas, 100. Santos/SP.
Assessoria de Imprensa / Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos
____________________________________________________
imprensa@ssrh.sp.gov.br | 11 3218-5409/5914  – Rua Bela Cintra, 847 – 14º Andar – São Paulo – SP