Somente três universidades brasileiras estão integradas na rede mundial de universidades do Erasmus Mundus, com apoio da União Européia: a UNISANTA (única particular), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre e a Universidade de São Paulo. O pesquisador português Joel Pedro G. Guiomar, que defendeu sua dissertação dia 23/6, participa do IX Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia.

A UNISANTA, que funciona como produtora e receptora de pesquisas do Mestrado Europeu em Gerenciamento de Áreas Costeiras (Masters in World and Coast Management), recebeu dois pesquisadores ligados ao Programa Erasmus Mundus, com apoio da União Européia. Sob orientação do Dr. Augusto Cesar, os dois apresentaram suas dissertações neste ano, que foram aprovadas com nota máxima.
O químico português Joel Pedro Gago Guiomar, cuja dissertação foi aprovada dia 23 de junho, participa do IX Congresso Nacional de Ecotoxicologia, que está sendo realizado de 3 a 6 de julho. Ele esteve na UNISANTA de 11 de janeiro a 24 de março, em pesquisas práticas, sob a orientação do Dr. Augusto Cesar, biólogo da UNISANTA que em 2004 realizou seu pós-doutorado nesta área, intitulado: Estudo Ecotoxicológico Integrado em Sistemas Estuarinos e Portuários Atlânticos, realizado na Universidade de Cádiz, Espanha.
Joel defendeu sua dissertação de mestrado, dia 23 de junho em Cádiz, intitulada Sediment Quality Assessment in two different estuaries: Tagus (Portugual) and Santos and São Vicente (Brasil). Dia 29 de junho, Joel apresentou os resultados de seu Mestrado aqui na UNISANTA. A bolsa de estudo de Joel Pedro Gago Guiomar foi aprovada pela Universidade do Algarve, Portugal. Esta é a terceira etapa de pesquisas do Erasmus Mundus.
Em agosto de 2005, a UNISANTA recebeu o pesquisador Rodrigo Brasil Choueri, mestre em Ecologia pela Universidade Estadual de São Paulo UNESP. Choueri teve módulos teóricos e práticos com especialistas, entre eles, Augusto Cesar, na Universidade de Cádiz, Espanha, e chegou em Santos dia 15/08/05, aqui permanecendo até 14/09, desenvolvendo estudos práticos ligados ao Programa Erasmus Mundus, no Laboratório de Ecotoxicologia da Universidade Santa Cecília. Sob orientação de Augusto Cesar, Choueri defendeu sua dissertação em abril deste ano, com o nome Comparative sediment quality asessment in different litoral ecosystems from Spain (Gulf of Cádiz) and Brazil (Santos e São Vicente Stuarine System.
O Erasmus Mundus é uma rede internacional de universidades empenhadas na pesquisa e ensino na área de Gerenciamento Costeiro. Somente três universidades brasileiras estão integradas ao Programa: a UNISANTA, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre e a Universidade de São Paulo.

Interesse mundial- O Gerenciamento Costeiro vem ganhando cada vez mais interesse mundial nos últimos anos, devido a crescente pressão antrópica (do homem) exercida nos ecossistemas costeiros.
No Brasil, a UNISANTA solidifica sua vocação como centro de estudos ambientais, costeiros e portuários, por meio de cursos, laboratórios e pesquisas. O Laboratório de Ecotoxicologia faz estudos, há mais uma década (15 anos), para indústrias, órgãos públicos e pareceres judiciários. Especialmente os cursos de Engenharia e Ciências Biológicas – Biologia Marinha estão empenhados nas pesquisas nacionais e internacionais sobre o tema.

Em 3/07/2006 – Assecom – 3202-7113.