O projeto visa fazer um estudo sobre a necessidade e viabilidade da implantação de um estaleiro no Porto de Santos

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de quatro alunos de Engenharia Civil da Universidade Santa Cecília (Unisanta), que propõe a implantação de um estaleiro no Porto de Santos, foi notícia na edição do último sábado (5)12 do jornal A Tribuna. O estudo foi feito pelos alunos Gustavo Grassi, Maximiliana Presutti, Nocolly Corea e Taynara dos Santos, orientada pelo professor Adilson Gonçalves, pesquisador do Núcleo de Estudos Portuários e Marítimos (Nepomt) da Unisanta.

A matéria foi publicada na página A-16, do caderno Porto & Mar e explica que o projeto dos alunos tinha o objetivo de estudar a necessidade e viabilidade da implantação de um estaleiro para a manutenção de navios no Porto de Santos. O trabalho foi apresentado durante o Congresso Brasileiro de Iniciação Científica (COBRIC).

Os estudantes já tinham interesse no tema há algum tempo, mas um acidente ocorrido no Porto, quando um navio graneleiro encalhou no cais dos armazéns 21 e 22, deu ao grupo certeza de que estavam no caminho certo.

“O tema principal é o estaleiro de manutenção do Porto de Santos. E a gente focou nesta questão porque muitos navios passam por acidentes no canal de acesso ou precisam de reparos ou manutenções preventivas e precisam se deslocar (para outros complexos marítimos). O Porto de Santos é o maior da America Latina e não dispõe ainda de um estaleiro de manutenção para navios de médio a grande porte”.

O projeto dos alunos prevê um estaleiro que tenha uma área construída de 72 mil metros quadrados, um dique seco (onde os navios possam receber atendimento) e equipamentos necessários para manutenção e reparo dos navios. Segundo o professor Adilson Gonçalves, o estaleiro é a única coisa que falta para o Porto de Santos entrar no padrão mundial.

“Eles estudaram a viabilidade técnica e o potencial econômico (de se implantar um estaleiro na região). Os levantamentos de custos podem ser feitos em um segundo momento porque é uma planta industrial. Você tem (na pesquisa) toda a parte física, de equipamentos e tudo o que é necessário”, explicou.