“O futuro da água é o futuro da Humanidade. Dela depende a integração com o meio marinho, com benefícios à população, aos portos e ao turismo”. Essa é a preocupação e o desafio do Programa de Colaboração Europeu Erasmus Mundus, para o qual a Universidade Santa Cecília (UNISANTA) assinou convênio, em comemoração ao Dia Internacional da Água, informa a Reitora da Universidade, dra. Sílvia Ângela Teixeira Penteado.
Como parte do Projeto, está sendo iniciado um curso de Master Joint in Water and Coastal Management (Master Europeu Conjunto em Água e Gerenciamento Costeiro), com a participação das Universidades de Algarve (Portugal), Bergen (Noruega), Cádiz(Espanha) e Plimouth (Inglaterra). Pelo consórcio europeu, assinou a parceria a Vice-Reitora da Universidade de Algarve, dra. Isabel Cruz.
O objetivo do Projeto é estabelecer uma ampla plataforma multidisciplinar de estudo da água, relacionado com os problemas no tempo e no espaço, permitindo várias linhas de desenvolvimento de pesquisa, orientadas ao gerenciamento costeiro associado à história, à política, ao manejo e ecologia da água.

Laboratórios – Em Algarve, Portugal, o prof. dr. Augusto César, formado em Ciências Biológicas pela UNISANTA e atualmente fazendo pós-doutorado na Espanha, ministrará um dos módulos do curso. Ainda como parte dessa cooperação internacional, cinco alunos e um professor das universidades européias estudarão durante três meses nos laboratórios e centros de pesquisa da UNISANTA, em uma primeira etapa, em 2005. O curso total será de 18 meses (90 créditos).
Entre os laboratórios da Universidade Santa Cecília que serão colocados à disposição do consórcio, estão o de Ecotoxicologia, primeiro de universidade particular a receber a certificação ISO 9002; o Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas, onde nasceram os primeiros estudos sobre Modelagem Oceânica, objeto do EcoManage, outro projeto internacional no qual a UNISANTA está engajada; o Núcleo de Estudos Socieconômicos NESE, referência a sindicatos e prefeituras; e ainda os Núcleos de Estudos e Pesquisas Ambientais e o Núcleo de Direito Ambiental. Sem contar os laboratórios de Engenharia Química, com ênfase em Meio Ambiente, e que produzem módulos educativos para universidades públicas e particulares.
“A experiência da UNISANTA é freqüentemente reconhecida, a exemplo do recente convite para integrar o projeto internacional EcoManage, já em pleno desenvolvimento. O que possibilitou o reconhecimento da Universidade é justamente a integração que existe entre as áreas de conhecimento de Química, Computação, Engenharia Civil e Biologia, e que permite abordar os assuntos com a visão multidisciplinar e complexa, que é característica essencial da natureza”, explica Sílvia Teixeira Penteado.
O Projeto Erasmus poderá ainda beneficiar o gerenciamento costeiro associado à história, política, manejo e ecologia da água. Santos tem essa especial vocação pelas belezas naturais da baía, do estuário, manguezais que devem conviver com a pujança de nosso porto”, conclui a Reitora da UNISANTA.
A coordenação do Erasmus na UNISANTA é do prof. Aureo Pasqualeto Figueiredo, diretor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, além de um dos diretores da Faculdade de Engenharia.

Ecomanage – O Projeto EcoManage, financiado pela Comunidade Européia, teve sua primeira reunião em fevereiro último, na UNISANTA. Prevê um trabalho integrado para os estuários de Santos, a Baía Blanca, na Argentina e o Fjord de Aisé, no Chile, visando planejar, no computador, o desenvolvimento auto-sustentável dessas regiões, sob aspectos ecológico, físico e socioeconômico.
Na Baixada Santista, o Projeto dará ferramentas virtuais para o desenvolvimento auto-sustentável da região, visando a utilização correta do estuário, as atividades do Porto de Santos, o maior da América Latina, a economia, a despoluição das praias e, conseqüentemente, o turismo. Participam, além do Brasil, a Itália, Portugal, o Chile, a Argentina e Holanda. Informações nos endereços ecomanage@unisanta, www.unisanta.br/nph/ecomanage