NPH Unisanta informa: Previsão de ondas moderadas e maré acima do normal na madrugada de domingo para segunda-feira (23/10)

135

Com a chegada de uma frente fria na região, caracterizada por ventos intensos do quadrante sul, de acordo com os modelos numéricos do NPH-Unisanta a previsão para a noite de domingo e madrugada de segunda-feira (23/10) é de ondas moderadas oriundas do quadrante sul superiores a 2,7 metros na zona costeira e superiores a 1,7 metros na Baía de Santos (Figuras 1 e 2). Para terça-feira também há previsão de mar agitado.

Além disso, a previsão é de nível do mar acima da tábua de marés, segundo os resultados dos modelos, a maré deve ultrapassar 1,6m às 5h00 e 1,7m às 17h10 do dia 23/10, representando um aumento de 20cm e 50cm, respectivamente, em relação à tábua de marés (Figura 3).

Os pesquisadores do NPH-Unisanta e a Defesa Civil de Santos recomendam o acompanhamento das previsões ao longo dos próximos dias e informam que se a previsão de hoje se mantiver, não são esperados alagamentos das vias públicas ocasionados pelo nível do mar, porém podem ocorrer alagamentos pontuais devido a previsão de chuvas no domingo (22/10). Também não são esperados impactos, oriundos da agitação marítima, nas estruturas urbanas na Ponta da Praia devido a direção preferencial das ondas e da altura de maré.

Maiores detalhes das previsões e os dados atualizados podem ser visualizados no endereço eletrônico http://nph.unisanta.br.

Boletim emitido às 15h30 de sábado (21/10/2017). Este é apenas um boletim informativo, a utilização da informação nele contida é de inteira responsabilidade do usuário. Informações oficiais sobre as condições de mar são emitidas pela Marinha do Brasil.

Figura 1. Resultado do modelo de ondas para segunda-feira (23/out. 15h). A escala de cores representa a altura significativa da onda em metros e as setas indicam a direção de propagação das ondas.
Figura 2. Previsão do modelo de ondas. A altura significativa da onda (m) para as regiões da entrada do canal de navegação (linha em laranja), Ilha das Palmas (linha azul), Ponta da Praia (linha verde) e Gonzaguinha (linha vermelha), dados coletados pelo sensor da Praticagem de Santos em preto.
Figura 3. Previsão do modelo hidrodinâmico (linha laranja), apresentando o nível do mar (maré) na estação da Ilha das Palmas. Os dados coletados pelo marégrafo da Praticagem de Santos estão apresentados em preto.