O Laboratório de Operações Unitárias de Engenharia Química da Universidade Santa Cecília (Unisanta) entregou na sexta-feira passada (8/2), cinco equipamentos desenvolvidos sob encomenda pelo Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (UNIFEB), em São Paulo.

Entre os módulos didáticos confeccionados estão a Bancada de Ensaio de Propriedades Físicas, que determina a viscosidade do líquido, acidez e a condutividade; o Flotador, usado para separar minerais; o Filtro Prensa, utilizado para a produção de cerveja, grafite para lápis e tratamento de água residuárias; além do Leito Fluidizado.

Esses módulos, de dimensões reduzidas, reproduzem fielmente os principais tipos de operação química, diante dos alunos, o que facilita o aprendizado.

A Unisanta já produziu cerca de 150 módulos educativos de engenharia para outras instituições e centros renomados. Entre elas estão o Instituto Militar de Engenharia (IME) e Unesp/Usp e as universidades federais do Rio de Janeiro (UFRJ) e de Minas Gerais (UFMG), do Paraná e Maranhão, entre outras.

Filtro Prensa
Bancada de ensaio de propriedades físicas

Leito Fluidizado
Flotador