Na oportunidade, serão apresentados trabalhos de iniciação científica oriundos de 31 instituições de ensino. Mais de 900 alunos de graduação estão inscritos nesta edição do Cobric. E pela primeira vez, há participação de alunos da EaD Unisanta e do Ensino Médio.

Quase 500 trabalhos de estudantes de instituições públicas a particulares de Ensino Superior e Médio de diversas regiões do País serão apresentados durante o IX Congresso Brasileiro de Iniciação Científica (COBRIC) a ser realizado pela Universidade Santa Cecília (Unisanta), nos dias 26 e 27/10. Mais de 900 alunos inscreveram trabalhos de Iniciação Científica (IC) no evento, registrando um crescimento de 33% em relação à edição do ano passado.

A abertura do evento será às 19h, no Ginásio Poliesportivo da Unisanta. Os trabalhos serão apresentados por áreas, no dia 26, das 18h30 às 20h30, e no dia 27, das 9h às 11h e das 18h30 às 22h.

De acordo com a presidente do Congresso, Profª. Drª. Brigitte Rieckmann dos Santos, o aumento na adesão dos inscritos mostra a conscientização dos alunos e do corpo docente quanto à importância da pesquisa científica no desenvolvimento profissional de cada um.

“Os estudantes passaram a reconhecer que a IC tem como um dos objetivos preparar profissionais com visão mais ampla, no sentido de não serem meros executores de tarefas, mas profissionais criativos, que buscam permanentemente por novas soluções para os problemas. A IC melhora a qualificação dos estudantes e consequentemente permite maior empregabilidade. Os estudantes que participam da IC têm melhor desempenho em processos seletivos, possuem treinamento para atuar no coletivo, apresentam espírito de equipe e detêm maior facilidade para falar em público”, explica a professora.

O evento tem por objetivo divulgar as pesquisas elaboradas pelos estudantes e dar oportunidade para que o resultado de muito estudo e dedicação dos jovens pesquisadores seja compartilhado.

Temas – De acordo com Brigitte, a cada ano, observa-se que os temas apresentam um foco de estudo. “Este ano, os trabalhos buscam soluções para os problemas existentes nas áreas social, econômica, ambiental e de produção, decorrentes do crescimento da Região Metropolitana da Baixada Santista, como também para a promoção do seu desenvolvimento visando à melhoria do bem-estar da sociedade.

O uso de Vant para vigilância e inspeção de segurança no Porto de Santos; Conhecimento do câncer de mama masculino entre os universitários; A evolução da capacidade funcional após reabilitação cardiopulmonar e metabólica em indivíduos submetidos à cirurgia cardíaca e Estudo para a proteção costeira para a orla de Santos são alguns dos temas a serem apresentados.

EaD Unisanta – Pela primeira vez os alunos Educação a Distância da Unisanta apresentarão seus projetos de pesquisas no Cobric. A apresentação será última sessão do Congresso, que será realizada no dia 27 (sexta-feira), das 20h30 às 22h. São 74 trabalhos de alunos dos cursos de EAD em Pedagogia e Segurança Pública.

Ensino Médio – Esta também será a primeira edição do Congresso que os alunos de Ensino Médio foram estimulados a participar. “O número de trabalhos ainda é pequeno, mas a participação e o envolvimento tanto dos alunos, como dos professores foi contagiante. Pretendemos, para a próxima edição, ampliar este enfoque e mostrar aos alunos do Ensino Médio que a IC já pode acontecer nesta fase de formação”, disse a presidente.

Entre os trabalhos a serem apresentados nesta categoria está o dos alunos da 1ª série do Ensino Médio do Colégio Santa Cecília. Eles desenvolveram o estudo: O SUS (Sistema Único de Saúde), o histórico da saúde pública no Brasil e o quadro atual. Já os alunos da 2ª série do Ensino Médio, também do Santa Cecília,  expõem painel sobre o Projeto Urbanístico da Cidade de Santos, com foco nas Linhas e Percursos dos Trens e Dragagem do canal de Santos.

“É de suma importância a participação dos alunos ainda na fase escolar pois, propicia uma experiência de vida acadêmica fantástica, preparando-o para o futuro. A Escola tem oferecido aos alunos a participação em Olimpíadas e projetos como o Câmara Jovem e Parlamento Jovem. No COBRIC é a primeira vez e acreditamos ser o começo de um novo direcionamento e qualificação dos alunos do Santa”, falou o professor de História do Colégio, João Carlos Oliveira.