A profissão de Engenheiro está em alta no Brasil: o mercado não consegue atender à demanda, e as universidades estão sendo procuradas por executivos, com o objetivo de encontrar alunos e ex-alunos qualificados para contratar. A afirmação é do supervisor de Recursos Humanos (RH) da Ford Motor Company Brasil Ltda, José Carlos Esquaiela, que visitou a Universidade Santa Cecília (UNISANTA), para divulgar a seleção de candidatos pela empresa.
A procura da Ford é principalmente para formados em Engenharia Mecânica, Elétrica ou Manufatura (Produção) e design, com Inglês fluente, experiência mínima de três anos em montadoras ou autopeças, domínio de Informática e disponibilidade para viagens. As vagas são para São Bernardo do Campo, em São Paulo, e Camaçari, na Bahia.
Há cinco anos, o mercado estava saturado e os alunos mostravam desinteresse pelos cursos de Engenharia, na hora de se inscrever para os Vestibulares. Com o aquecimento da economia, especialmente na área das montadoras, o quadro se inverteu.
A Ford do Brasil tem um quadro de 800 engenheiros e precisa de mais. A empresa lidera as vendas em diversas faixas, e dois de seus projetos, o Fiesta e o Ecosporte (jeep), interessaram à Ford nos Estados Unidos, que pediu à filial brasileira desenvolver um projeto para ser fabricado nos Estados Unidos, visando ao mercado norte-americano. Outro projeto que vem despertando interesse é o Ka Family.

Empregos e estágios – Mais de 90% dos alunos do curso de Engenharia Elétrica – Sistemas de Energia e Automação, da UNISANTA, já estão empregados no 5º ano, segundo o coordenador do curso, dr. Alexandre Rocco. Os outros cursos de Engenharia também são muito procurados.
Durante o ano de 2004, o Departamento Universidade/Empresas/Estágios da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) encaminhou 2.058 alunos para estágios em empresas cadastradas pela Universidade Santa Cecília (UNISANTA). Os cursos que compõem a Faculdade de Engenharia foram os que mais obtiveram resultados: 559 alunos. Desse total, 122 eram de Engenharia Civil, 96 de Telecomunicações, 82 de Mecânica, 74 de Computação, 56 de Engenharia Química, 53 de Elétrica, 44 de Engenharia Eletrônica e 32 de Telemática.