Nesta quinta-feira (6), às 19 horas, no Consistório da Universidade Santa Cecília (Unisanta), o Exército Brasileiro apresentará propostas para a criação do Núcleo de Estudos Estratégicos, que será constituído por uma rede de colaboradores, da qual farão parte instituições e pesquisadores, com o propósito principal de promover estudos e debates sobre áreas temáticas de interesse das Forças Armadas.

No encontro, que contará com a presença do Chefe do Estado-Maior da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea, Coronel Dênis Ernesto do Carmo, o Exército Brasileiro pretende divulgar a diretores de cursos de graduação e pós-graduação (em nível de Especialização e Mestrado) quais os temas e áreas de seu interesse de forma que sejam aproveitados na realização de trabalhos acadêmicos e/ou técnicos relacionados à Defesa Nacional.

A ideia é que toda a produção acadêmica seja apresentada no final do ano, por meio de simpósio a ser realizado entre as partes envolvidas.

No ano passado, as instituições de ensino superior ligadas à Câmara Setorial das Instituições de Ensino da Associação Comercial de Santos (ACS) manifestaram ao Comando da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea o interesse na criação de um Núcleo de Estudos Estratégicos para tratar, especialmente, de temas relacionados à Defesa Nacional.

A proposta foi recebida com grande expectativa pelo Comando, que prontamente se propôs a iniciar um trabalho de visita e palestras nas universidades no sentido de dar os primeiros passos rumo à criação do Núcleo.

“O Exército Brasileiro tem a intenção de contribuir com o fortalecimento da mentalidade de Defesa Nacional, no âmbito da sociedade brasileira, como preconizado na Estratégia Nacional de Defesa. Por essa razão, entendemos que o interesse das instituições vem ao encontro dos nossos objetivos”, afirmou o Chefe do Estado-Maior da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea, Coronel Dênis Ernesto do Carmo.