A bióloga, que dissertou sobre a remoção de poluentes em efluentes têxteis, afirma que seu interesse pela pesquisa foi despertado em aulas no Laboratório de Ecotoxicologia e nos estágios que fez durante o curso.

A Biblioteca da Saúde, localizada no 5º andar do Bloco F, recebeu mais uma obra que pode ser usada para leitura e estudos de alunos da Universidade Santa Cecília (Unisanta). Trata-se do livro Avaliação da toxicidade e remoção da cor de um efluente têxtil tratado com feixe de elétrons, escrito pela ex-aluna do curso de Ciências Biológicas da Universidade, Aline Viana de Morais.

Aline comenta que os estágios na área, feitos durante o curso de graduação, foram de extrema importância para a escolha do tema. O interesse pela pesquisa foi despertado inicialmente no Laboratório de Ecotoxicologia da Unisanta, onde desenvolveu seu Trabalho de Conclusão do Curso.

Em 154 páginas da dissertação de mestrado, Aline discorre sobre as novas e as já usadas tecnologias nas indústrias têxteis para conseguir fazer um tratamento mais adequado nos efluentes.

“Dentre esses processos, destaca-se a radiação ionizante que vem demonstrando excelentes resultados quanto à descoloração e a diminuição da toxicidade. Ressalta-se, ainda, a possibilidade de reciclagem da água e dos produtos químicos remanescentes no efluente tratado em novos processos têxteis.”– destaca a ex-aluna no livro, que apresentou sua dissertação de mestrado na USP.

A bióloga utiliza amostras de experiências sobre toxicidade, imagens e alguns casos de estudos, detalhando em como conseguiu chegar aos seus resultados finais. As citações sobre água são partes fundamentais do livro.

“A água é essencial a qualquer forma de vida, portanto, esse recurso necessita de valorização, políticas públicas e pesquisas tanto na área de tratamento de efluentes quanto no reuso de água, na intenção de preservar a sua qualidade e diminuir a quantidade de uso, considerando ainda os processos industriais existentes”, afirma.

A indústria têxtil é praticamente o público-alvo do livro, que mostra as diversas formas de fazer um tratamento melhor dos efluentes dentro dessas indústrias. E também, por ser uma das principais atividades do Brasil, relevante em número de empregos, quantidade e diversidade de produtos e principalmente pelo volume de água utilizado nos processos industriais e na geração de efluentes, conforme explica a autora.

O Doutor e Pós-Doutor em Engenharia Química,  professor orientador do mestrado de Aline Viana de Morais, Jorge Marcos Rosa, escreveu,  no prefácio do livro, que a dissertação  da jovem “… É uma enorme contribuição para a ciência, em uma época onde normas brasileiras sobre toxicidade em têxteis no Brasil encontram-se em fase de implantação e aprovação, apesar de já serem realidade na Europa, China e Estados Unidos”.

Importância dos estágios da Unisanta

“A Unisanta me proporcionou muitos aprendizados teóricos e práticos durante as aulas ministradas por professores muito bem qualificados e por meio da infraestrutura de recursos da Instituição. Além disso, tive experiências de trabalhos através de estágios em diversos setores da instituição, como o Laboratório Central de Biologia e o  Acervo Zoológico”, afirma a bióloga.

“Participei de projetos do Simpósio de Biologia e de um Encontro de Biólogos do CRBio realizados pela Unisanta. Ainda hoje, mantenho contato com profissionais da Instituição, como o técnico de microscopia da Unisanta, Antônio Aires, que proporcionou a restauração dos microscópios da escola em que lecionei neste ano, assim como a visita dos alunos em seu Acervo de Microscopia”.

Ela estagiou ainda no Laboratório de Microbiologia, localizado na Agência Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), em Cubatão, onde trabalhou com a balneabilidade das praias e desenvolveu interesse pelo tema Qualidade das Águas. O interesse pela pesquisa aumentou com as aulas optativas de Ecotoxicologia na Universidade.

Quanto aos professores do curso de Ciências Biológicas da Unisanta, afirma que são muitos competentes em suas diversas áreas de atuação. Mas destaca aqueles com quem tem afinidade pelos temas, e cujos ensinamentos foram fundamentais para a sua formação acadêmica: os profs. drs. Camilo Dias Seabra Pereira,  Augusto Cesar, Fernando Cortez  e  Aldo Ramos, “por me apresentaram a área da Ecotoxicologia e proporcionarem o desenvolvimento  do  TCC juntamente a uma ótima equipe de trabalho,  como também os professores Msc. Ligia Gomes Furquim e Msc. Jorge Luis Santos,  pelos ensinamentos no ambiente de laboratório” finaliza a bióloga.