A instituição mantém um Acordo de Cooperação com a Universidade Tecnológica de Ningbo desde 2010.

Equipamentos construídos no Laboratório de Operações Unitárias da  Universidade Santa Cecília (Unisanta), entre outros,  causaram excelente impressão aos integrantes da comitiva chinesa de Ningbo, que visitou a Universidade, na tarde desta quinta-feira (13/9). Um desses módulos é o Core Annular Flow, que transporta óleo a custo duas vezes menor do que o transportado pelo processo tradicional.

Esse equipamento é objeto da tese de doutorado da prof.a Nelize Coelho. O óleo  fica no interior da tubulação, no meio da água, percorrendo a tubulação sem que os dois líquidos se misturem. Outros módulos construídos no Laboratório também impressionaram, como a correia transportadora, a bancada de produção de petróleo e a transportadora pneumática de grãos.

O prof. Dr. Daniel Siquieroli Vilas Boas, Coordenador de Internacionalização,  lembrou que a Universidade de Ningbo fez uma visita à Unisanta em 2010. “Na época,  foi assinado um convênio de parceria de pesquisas, de educação e mobilidade acadêmica. E agora, quase dez anos depois,  estamos tendo o prazer de recebê-los de volta aqui na universidade,  para que esses laços sejam estreitados e para que nós possamos dar início aos novos projetos em colaboração”, afirmou Siquieroli.

Antes de visitar os laboratórios, os visitantes ouviram explicações sobre os projetos e os cursos da Unisanta, no Consistório. A comitiva foi recebida ainda pelos professor doutores Marcos Tadeu, coordenador dos Programas de Stricto Sensu;  Deovaldo de Moraes Júnior, coordenador do Laboratório de Operações Unitárias.   Aureo Pasqualeto Figueiredo, vice-diretor  de Engenharia e pelo diretor da Faculdade de Educação Física, João Carlos Teixeira de Souza Barros.

Comitiva

A comitiva da cidade e do porto de Ningbo estava composta  por Mr.Ye Zhengbo, Vice-Presidente da Conferência Consultiva Política do Povo Municipal de Ningbo; Ms. Hu Ying, Vice-Diretor Geral da Administração de Porto e Navegação; Mr. Jiao Shuanglin, Diretor de Divisão do Escritório de  Relações Exteriores do governo municipal; Mr. Wang Xiao, Diretor do Comitê da Sociedade Jiusan; Mr. Zhou Bo, Vice-Diretor do Comitê Administrativo da Zona de Livre Comércio de Ningbo; e Mr. Zhang Liming, Relações Exteriores do  Centro de Serviço daquela cidade.

Os visitantes conheceram ainda o Porto de Santos e a Prefeitura.