Abordar as técnicas do desenvolvimento de compiladores em todas as suas fases. Essa foi a proposta do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de alunos de Ciência da Computação, da Universidade Santa Cecília (UNISANTA).
O grupo, formado por Rafael Castilho, Gimene Pedroso e Érica Vieira, produziu um compilador utilizando a linguagem Delphi. Na apresentação do trabalho à banca examinadora, os estudantes demonstraram quatro fases do programa criado: analisador léxico, sintático, semântico e o gerador de código.
Assim como um compilador comercial indica quando um comando é digitado de forma incorreta pelos programadores, o compilador criado pelos estudantes também informa que houve erro e em que linha do programa está localizado.
Para comprovar a funcionalidade do produto, o grupo produziu um programa executável em seu próprio compilador. A pesquisa dos formandos é uma boa opção de material didático.