A falta de engenheiros no mercado de trabalho e a procura de profissionais por empresas como a Ford, na Universidade Santa Cecília (UNISANTA), foi tema de matéria especial publicada no Caderno de Empregos do jornal O Estado de S. Paulo, no último domingo (5/06/05). A partir de uma notícia enviada pela assessoria de imprensa da UNISANTA, sobre aquecimento da oferta de empregos para engenheiros, o jornal entrevistou diretores e ex-alunos de três conceituadas faculdades brasileiras. A UNISANTA aparece com destaque.

O diretor da Faculdade de Engenharia da UNISANTA, Aureo Pasqualeto Figueiredo, foi um dos entrevistados. A notícia foi manchete na capa do Caderno de O Estado, com o título A Indústria luta para reaver seus engenheiros, referência à procura, por RH da Ford, de diplomados na Universidade.

Toda a página seguinte trata do mesmo assunto. A primeira tem o título Desenvolvimento do País dá impulso à carreira (profissionais brasileiros de engenharia se especializam e, além do assédio das indústrias do país, são procurados para atuar lá fora). Na outra matéria, com o título Executivos do setor automotivo apelam às universidades (Em busca de bons profissionais, montadoras creditam mercado a jovens especialistas), o professor Figueiredo se refere ao aquecimento do mercado. “Só no ano passado, 559 alunos da UNISANTA conquistaram bons postos”.

“Embora alguns setores estejam em crise, os profissionais de engenharia estão sendo bastante procurados”, detalha. “Só na Unisanta, encontramos a maioria dos alunos já empregados na área, claro que para isso tem de haver empenho e qualificação dos mesmos”, informa Aureo Pasqualeto Figueiredo, ao jornal “O Estado de S. Paulo”.

As reportagens sobre perspectivas de trabalho para engenheiros continuará no próximo domingo. A aluna Tattianne Ferrero, quintanista de Engenharia Química da UNISANTA, também foi entrevistada como exemplo de sucesso na vida profissional.

Montadoras – A profissão de engenheiro está em alta no Brasil: o mercado não consegue atender à demanda. A afirmação é do supervisor de Recursos Humanos (RH) da Ford Motor Company Brasil Ltda, José Carlos Esquaiela, que visitou a Universidade Santa Cecília (UNISANTA), para divulgar a seleção de candidatos pela empresa.

A procura da Ford é principalmente para formados em Engenharia Mecânica, Elétrica ou Manufatura (Produção) e design, com Inglês fluente, experiência mínima de três anos em montadoras ou autopeças, domínio de Informática e disponibilidade para viagens. As vagas são para São Bernardo do Campo, em São Paulo, e Camaçari, na Bahia.

A Ford do Brasil tem um quadro de 800 engenheiros e precisa de mais. A empresa lidera as vendas em diversas faixas, e dois de seus projetos, o Fiesta e o Ecosporte (jeep), interessaram à Ford nos Estados Unidos, que pediu à filial brasileira desenvolver um projeto para ser fabricado nos Estados Unidos, visando ao mercado norte-americano. Outro projeto que vem despertando interesse é o Ka Family.
Mercado muda. Há cinco anos, o mercado estava saturado e os alunos mostravam desinteresse pelos cursos de Engenharia, na hora de se inscrever para os Vestibulares. Com o aquecimento da economia, especialmente na área das montadoras, o quadro se inverteu.

Mais de 90% dos alunos do curso de Engenharia Elétrica – Sistemas de Energia e Automação, da UNISANTA, já estão empregados no 5º ano, segundo o coordenador do curso, dr. Alexandre Rocco. Os outros cursos de Engenharia também são muito procurados.

Durante o ano de 2004, o Departamento Universidade/Empresas/Estágios da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) encaminhou 2.058 alunos para estágios em empresas cadastradas pela Universidade Santa Cecília (UNISANTA). Os cursos que compõem a Faculdade de Engenharia foram os que mais obtiveram resultados: 559 alunos. Desse total, 122 eram de Engenharia Civil, 96 de Telecomunicações, 82 de Mecânica, 74 de Computação, 56 de Engenharia Química, 53 de Elétrica, 44 de Engenharia Eletrônica e 32 de Telemática.

A UNISANTA oferece Vestibulares para Engenharia em junho e em novembro. As inscrições para o Vestibular no meio do ano, que incluem o curso de Fisioterapia, terminam dia 10, sexta-feira, no Campus, e 12/06, domingo, no Shopping Praiamar, em Santos. Informações: (13) 3202-7101, 3202-7139 e 3202-7140 vestibular@unisanta.br