Previsão de ondas moderadas atingirem a região da Baixada Santista por volta do início da tarde de domingo (04/12), essas ondas estão associadas a ventos intensos previstos para a região da costa sul-sudeste do país.

De acordo com os modelos numéricos do NPH-Unisanta, a previsão é de ondas dos quadrantes sul e sul-sudeste superiores a 2,3 metros na zona costeira, e superiores a 1,3 metros na região da Ilha das Palmas, com o pico acontecendo por volta das 15h de domingo. Além das ondas, há previsão de ventos intensos (aproximadamente 50km/h, por volta de 12h de domingo) em toda a região costeira da Baixada Santista, segundo previsões meteorológicas (Figura 1).

Entretanto, apesar dessa previsão de ondas moderadas e ventos intensos, segundo a previsão do NPH-Unisanta, não é esperada uma sobreelevação do nível do mar tão intensa quanto nos eventos anteriores. A previsão é que a maré não ultrapasse os 1,5 metros de altura. Assim, como a ressaca é caracterizada pela conjunção de maré elevada e ondas intensas, os pesquisadores não caracterizam tal evento como uma ressaca.

Boletim emitido às 15h30 de quinta-feira (02/12/2016). Este é apenas um boletim informativo, a utilização da informação nele contida é de inteira responsabilidade do usuário. Informações oficiais sobre as condições de mar são emitidas pela Marinha do Brasil.