Os alunos de Sistemas de Informação da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Guilherme Oliveira Santos e Gustavo Lopes de Oliveira, apresentaram o jogo Batalha do Conhecimento, no XIX Encontro Nacional de Usuários de DosVox, realizado no Rio de Janeiro, no último domingo (13/11). Os estudantes tiveram a orientação do professor Alexandre Sobrino.

A plataforma DosVox, uma das mais utilizadas no País, é um software direcionado para pessoas com deficiência visual, que utiliza a síntese de voz para se comunicar com o usuário, viabilizando a leitura de texto e o acesso à rede. É mantida pelo Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva do Instituto Tércio Pacitti, núcleo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NCE/UFRJ).

Apresentado pela primeira vez no VIII Congresso Brasileiro de Iniciação Científica (COBRIC), o jogo desenvolvido pelos estudantes do curso de Sistemas de Informação tem arquitetura inovadora e está em avançado estágio de desenvolvimento. A aplicação, trabalho de conclusão de curso dos alunos, teve sua versão alfa testada no último dia 29/10 nos laboratórios da Unisanta por seis voluntários com deficiência visual.

WebDog – No mesmo dia, o professor Alexandre Sobrino participou do painel “Implementações no DosVox” com a palestra “WebDog: uma ferramenta de apoio ao navegador WebVox”, baseado em sua Dissertação de Mestrado defendida em 2010 pela Universidade Federal de Uberlândia.

Com apoio financeiro do Programa de Iniciação Científica da Universidade Santa Cecília (PIC/Unisanta), o projeto, que teve a orientação do professor e foi desenvolvido pelo então estudante de Engenharia de Computação Murilo Oliveira, resultou na migração dos principais recursos da ferramenta experimental WebDog, apresentada pelo professor como parte de seu mestrado, para o navegador de Internet WebVox, desenvolvido e distribuído pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Prestes a serem oficialmente incorporados ao navegador da UFRJ, os recursos do trabalho de Sobrino contribuirão para aperfeiçoar as possibilidades de navegação na web para usuários do WebVox, beneficiando milhares de pessoas com deficiência visual em todo o país. Os recursos foram migrados por Murilo Oliveira a partir dos algoritmos originais desenvolvidos pelo professor.

Encontro DosVox 2016 – O XIX Encontro Brasileiro de Usuários de DosVox foi realizado entre os dias 11 e 13 de novembro de 2016 no teatro principal do Instituto Benjamin Constant, localizado na Urca (RJ). Participaram do evento profissionais, pesquisadores e usuários do sistema de todo o país.

O evento foi organizado pelo Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais, núcleo voltado para o desenvolvimento de tecnologias assistivas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NCE/UFRJ), em parceria com o Instituto Benjamim Constant (IBC).

Sobre o IBC – Criado pelo Imperador D.Pedro II, o Instituto Benjamin Constant foi inaugurado em 17 de setembro de 1854 com o nome de Imperial Instituto dos Meninos Cegos na presença do Imperador, da Imperatriz e de todo o Ministério. Foi somente em 1891 que o local passou a ser conhecido como Instituto Benjamin Constant (IBC), uma homenagem ao seu terceiro diretor. Considerado um centro de referência para questões ligadas à deficiência visual, o IBC capacita profissionais, assessora escolas, produz material especializado e publicações científicas, entre outras atividades.