A visitação faz parte do Projeto de Iniciação Científica realizado pelo mestrado em Ecologia da instituição,  em parceria com a SEDUC – São Vicente

Para despertar o mundo científico em crianças do Ensino fundamental II, estudantes do Mestrado em Ecologia da Universidade Santa Cecília (Unisanta) estão participando do Projeto de Iniciação Científica, onde vão até escolas da rede pública de São Vicente. Entre elas, a  EMEF Jacob Andrade Camara, a  EMEF Mário Covas; EMEF José Meirelles e EMEF Laura Filgueiras,  onde levaram  o conhecimento que adquirem ao longo do curso.

Os alunos de 6º e 7º anos das escolas que fazem parte do projeto visitaram as instalações da Unisanta nesta terça e quarta-feira, 20 e 21/9. Na ocasião, foram conhecer o Herbário Científico e o Acervo Zoológico Unisanta e fizeram uma experiência de identificação com folhas de plantas.

“Através desse projeto, nós queremos despertar nas crianças o mundo científico, sobretudo nas áreas de ciências, geografia e matemática, que,  em um primeiro momento,  é extremamente simples, já que são alunos do fundamental II, mas que detêm uma metodologia própria”, comenta Fábio Giordano, diretor do curso de Pedagogia e docente do curso de graduação em Biologia e Mestrado em Ecologia.

Segundo Giordano, a ideia do Projeto de Iniciação Científica foi trazida pelo professor Marcos Tadeu, coordenador dos Programas de Stricto Sensu. Os docentes Mara Angelina Galvão Magenta Regina Helena G. Priolli, dos cursos de mestrado em Ecologia Marinha e de Auditoria Ambiental; Mateus Marcos Rotundo, do curso de mestrado em Auditoria Ambiental; e  Fábio Giordano e Marcos Tadeu fazem parte do projeto. Além de Zélia Rodrigues de Mello, bióloga e coordenadora do Herbário Científico.

Estão envolvidos, há cinco alunos fixos no projeto, que obtêm bolsas de desconto integrais, mas há outros que, esporadicamente, auxiliam nas atividades. Esses recebem bolsas parciais. Todos estão inscritos na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

“Para eles, é um grande apoio porque há um financiamento nas mensalidades dos alunos, e eles,  em contrapartida se dedicam, não só a seus estudos e dissertações, mas a esse importante trabalho social que é uma solicitação da CAPES”, diz Fábio.

O projeto é realizado em parceria com os estudantes dos mestrados e a Secretaria de Educação de São Vicente. Como apoio do Herbário e Acervo Unisanta, do Núcleo de Hidrodinâmica e do Laboratório Central de Biologia da Universidade.

No período da tarde, a instituição receberá os alunos da EMEF Laura Filgueiras para fechar o ciclo de visitação às instalações.