Alunos de Engenharia Industrial Mecânica da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) apresentaram, no último dia 10 de dezembro, no pátio do Bloco A do Campus, o Projeto Engenhoca – VIII Corrida de Quadriciclos ou Minikart.

Participaram 34 alunos do primeiro ano de Engenharia Industrial Mecânica e 39 estudantes do segundo ano de Engenharia da Computação, divididos por equipes, totalizando 10 minikarts movidos à propulsão humana, por meio do uso de pedais de bicicleta.

Os acadêmicos colocaram em prática os ensinamentos aprendidos nas disciplinas Princípios de Engenharia Mecânica e Tópicos de Mecânica e Fenômenos do Transporte, ministradas pelos professores João Amaral e Carlos Alberto Moino, respectivamente.

Competição – Além de apresentar relatório técnico contendo a descrição do projeto, cálculos, desenhos, cronograma e organograma e construir o veículo, os estudantes tiveram que provar a eficiência de seus projetos durante a Competição. Foram duas largadas de 10 minutos cada, com um intervalo de 5 minutos, entre elas, para ajustes técnicos e manutenção.

Venceu a equipe que maior número de voltas completou, durante o tempo determinado. Os alunos de Engenharia Mecânica Antonio Carlos Neves, Ernani Cordeiro da Silva, Bruno dos Santos, Diego Gimenes, Andrei Moreira e Tiago foram os componentes do grupo vencedor.

Para Ernani Cordeiro da Silva, torneiro mecânico profissional, a troca de experiência é fundamental no início do curso. “Mesclamos, nos grupos, pessoas que já conhecem o funcionamento dos maquinários dos laboratórios, com outras que estão tendo o primeiro contato com os equipamentos.

Silva diz ainda que trabalhos com este fazem parte dos diferencias do curso de Engenharia Mecânica da UNISANTA. “Colocar o aluno em contado com a realidade do futuro profissional, através de trabalhos práticos desde o primeiro ano, é essencial durante a formação.

Segundo Bruno do Santos, esta foi uma oportunidade muito importante para quem nunca teve contato com uma oficina de Soldagem e Usinagem.

Para a construção dos carrinhos os alunos aprendem a projetar até serrar, noções de usinagem e todos os processos necessários à montagem dos veículos. O material para o chassi e partes metálicas foi doado pela Universidade e o restante ficou a cargo dos alunos, que mostram muita criatividade.