Alunos da Faculdade de Engenharia da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) participam da Competição SAE Brasil de AeroDesign. A equipe que é a única representante da Baixada Santista, compete pela sexta vez. O evento será realizado de 20 a 24 de setembro, no Centro Técnico de Aeroespacial (CTA), em São José dos Campos.

Participarão da prova 78 equipes, sendo que 69 na Classe Regular e somente nove na Classe Aberta. A diferença é que na Aberta não há medida limitada para as asas, e o avião tem que ter no máximo 30Kg, já na Regular, o aeromodelo deve apresentar peso máximo de 20Kg e tem medidas certas de diâmetros.

O diferencial deste ano é que pela primeira vez a equipe da UNISANTA está competindo na Classe Aberta, com o aeromodelo SU2. O avião, como todos os outros dessa Classe, utiliza o motor 0.91cc, o perfil da asa é de 4,69m, praticamente duas vezes maior que o modelo do ano passado que era de 1,82m, e pesa cerca de 5kg. Segundo o estudante do último ano de Engenharia Maikel Linares, o projeto todo demorou cerca de quatro meses para ficar completo.

Segundo a professora Daniela Tereza Rossignoli, é importante participar desta competição, pois ela oferece aos estudantes universitários e de pós-graduação uma oportunidade única de desenvolverem um projeto aeronáutico em toda suas etapas, desde a concepção, passando pelo detalhamento do projeto, construção e testes, até a prova final que é o vôo. Além disso, todos os participantes recebem um certificado, qualificando e enriquecendo o currículo profissional.

O Projeto AeroDesign é um programa de fins educacionais, que tem o apoio institucional do Ministério da Educação, e o principal objetivo é propiciar o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aeronáutica entre estudantes de todo o Brasil e também de outros países, como Venezuela, Bolívia e Chile. A equipe vencedora desta edição irá participar de uma competição similar nos Estados Unidos.

Etapas: A competição é dividida em projeto e vôo. A mais importante é o relatório, que corresponde a 80% da pontuação, em seguida a apresentação oral, que representa 20%.

Por último, é avaliado o processo do vôo, que apresenta 20% da pontuação. Este é momento de colocar, na prática, o trabalho desenvolvido e tudo que foi apresentado aos Jurados. A aeronave deve fazer a decolagem, usando no máximo 61 metros da pista. No ar, é necessário que ela faça pelo menos uma volta de 360º, carregando uma carga de, no mínimo, 8kg e realizar a decolagem perfeitamente. A aeronave da UNISANTA está preparada para carregar cerca de 20Kg.

“A nossa principal expectativa é que o avião consiga decolar e fazer um ótimo vôo com a carga necessária. Segundo nosso piloto Wilson, a aeronave está bastante estática e conseguirá levantar vôo com o peso estimado”, contou Maikel Linares.

Equipe – A equipe da UNISANTA é composta pelo Prof. Carlos Alberto Amaral, Moino, coordenador da Engenharia Mecânica da UNISANTA e pela professora orientadora Daniela Teresa Rossignoli, pelo piloto Wilson Azevedo e por seis universitários do curso de Engenharia.