Robôs que destroem seus oponentes e tentam sobreviver aos ataques. Esta cena lembra as grandes produções de filmes americanos. Mas, neste domingo, dia 31 de julho, a ficção estará mais próxima dos brasileiros, pelo menos dos que estiverem em Campos do Jordão. Trata-se do desafio de inverno da Guerra de Robôs, da qual a Universidade Santa Cecília (UNISANTA) é a única Instituição representante da Baixada Santista.

Terminator é o nome do robô da UNISANTA que participará da competição a ser realizada, pela primeira vez, num ringue com pista de gelo. O modelo foi confeccionado por estudantes dos cursos de Engenharia de Computação, de Telemática e Industrial Mecânica, do 1º ao 5º ano, com o auxílio de professores e total apoio da Universidade.

O robô foi projetado e desenvolvido em dois meses. Confeccionado com sucata, o Terminator tem como arma principal um martelo preso a uma haste, que gira por meio de um motor de 125 cilindradas, equivalente ao de uma moto. Outros dois motores menores são os responsáveis por sua movimentação, que é feita através de controle.

É a primeira vez que alunos da UNISANTA participam da competição. Para o desenvolvimento do robô, os acadêmicos utilizaram conceitos de Mecânica, Usinagem, Elétrica, Eletrônica e Robótica. “A troca de informações entre os alunos de diferentes áreas e a busca de novos conhecimentos é fundamental”, afirma a professora Daniela Teresa Rossignoli Uebele, que supervisionou os estudantes.

O modelo segue normas como limite de peso, combustível e regras de segurança. Antes de sua confecção, a equipe analisou robôs que participaram de outras competições, nacionais e internacionais, através de vídeos e fotografias.

Equipe – A equipe da UNISANTA é composta pela professora Daniela Teresa Rossignoli Uebele e pelos alunos Rafael Vicentainer, Alessandro da Silva Cavalcante, Felipe Auersvaldi Safadi, André Henrique Jacinto, Arthur Tavares dos Anjos, Bruno Vinicius Pinto de Miranda, Bruno Tassio de Almeida e Aline Nizzoli Padilha. O coordenador do curso de Engenharia Industrial Mecânica da UNISANTA, prof. Carlos Alberto Amaral Moino, também colaborou com o projeto.

Competição – Realizada desde 2001, a competição de inverno da Guerra de Robôs acontecerá neste domingo, dia 31 de julho, das 8 às 20 horas, no Clube Tarundu, em Campos do Jordão. O objetivo é mostrar as possibilidades da Engenharia de Controle e Automação (Mecatrônica), além de divertir os estudantes que participam do evento.

Participam estudantes de todo o País. Além de troféus, os vencedores ganharão prêmios de R$ 3.000, R$2.000 e R$1.000, respectivamente para o 1º, 2º e 3º lugares.