O produto será apresentado neste sábado (9), às 12 horas, em comemoração ao encerramento do semestre letivo.

Com o objetivo de trazer temas atuais e atrativos ao mercado para a sala de aula, bem como compartilhar experiências pessoais, alunos e docentes dos cursos de Engenharia Química e de Petróleo da Universidade Santa Cecília (Unisanta) fabricaram uma cerveja artesanal. O produto será apresentado neste sábado (9), às 12 horas, no Laboratório de Operações Unitárias, em uma confraternização de encerramento de semestre.

As cervejas artesanais caíram no gosto do brasileiro. De acordo com reportagem da revista IstoÉ, com o crescimento de 14% ao ano, a produção da bebida artesanal no Brasil bate recordes e o País ocupa o 3º lugar mundial em produção e consumo de cervejas.

Fabricação – A cerveja foi produzida com o auxílio do aluno de Engenharia de Petróleo e produtor de cerveja artesanal, Jefferson de Lima Chaves. Estagiário do grupo de pesquisas em escoamento bifásico água-óleo (core flow), Jefferson compartilhou com os outros estudantes todo o processo de fabricação de uma bebida artesanal.
O processo de fabricação da cerveja foi totalmente realizado nas dependências da Unisanta, com a participação efetiva estagiários do Laboratório de Operações Unitárias, do coordenador do Laboratório, Prof. Deovaldo de Moraes Júnior e da Prof. Nelize Coelho, cuja formação inclui Engenharia Bioquímica.

De acordo com Nelize, “o projeto da cerveja artesanal nasceu da convicção de que o aluno, durante seu estágio no Laboratório de Operações Unitárias, pode, além do conhecimento técnico e específico da área, se desenvolver em outros aspectos, principalmente, aqueles relacionados ao lado humano e colaborativo. Dessa forma, compartilhar experiências pessoais, em assuntos diversos entre os próprios estagiários gera a integração e sinergia do grupo, ajuda a difundir cultura geral e estimula o aprendizado em atividades diferentes do dia a dia do laboratório”, afirmou a docente.

Foi preparada uma cerveja escura e suave do estilo Porter, cuja origem remonta ao início do século XVIII na Inglaterra. “Ela contém cerca de 4% de álcool, ela possui em sua composição cinco tipos de maltes, aveia, levedura Inglesa e cacau, que foram adicionados na parte final da fervura e, posteriormente, na fase de maturação. Apresenta, ainda, aroma de chocolate e maltes torrados, baixo amargor e, ao paladar, um dulçor médio e toques aveludados de toffee e cacau bem pronunciados que se harmonizam com dias mais frios”, explicou Nelize.

Bioprocessos – Em paralelo às atividades no Laboratório, o curso de Engenharia Química, através do coordenador Luis Renato Bastos Lia, estuda a incorporação da disciplina Bioprocessos na grade curricular do curso. Nessa proposta, diversos processos industriais e artesanais envolvendo conhecimentos técnicos de Biotecnologia seriam explorados, entre os quais se enquadram a fabricação de bebidas, como cachaça e cerveja artesanal, queijos, iogurtes, entre outros, gerando, assim, capacitação em temas que atraem grande curiosidade da comunidade e em amplo crescimento dentro da economia local.