O trabalho prevê a utilização de drones para monitorar a Usina Hidrelétrica de Itatinga, que fornece energia para o Porto de Santos.

O projeto de três alunos do 5º ano de Engenharia Civil da Universidade Santa Cecília (Unisanta) sobre a utilização de Veículos Aéreos Não Tripulados (Vants) para monitorar a Usina Hidrelétrica de Itatinga foi notícia na edição do último domingo (13) do jornal A Tribuna, em página inteira, na A-17. A iniciativa dos acadêmicos Bruno dos Santos Carvalho, Guilherme Morello Poli e Willian Bruno Carvalho Muniz visa aumentar a segurança das linhas de transmissão de energia elétrica da usina até o Porto de Santos.

A matéria, publicada no caderno Porto & Mar, explica que o projeto pretendia, a princípio, usar drones no monitoramento das operações portuárias. Porém, o trabalho passou por uma mudança após as primeiras diretrizes do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Dcea) para o assunto. A pesquisa foi sugerida e é orientada pelo professor Adilson Gonçalves, pesquisador do Núcleo de Estudos Portuários e Marítimos (Nepomt) da Unisanta. Os alunos estão na fase final de elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCCs).

De acordo com Bruno dos Santos Carvalho, eles não poderiam sobrevoar terminais, “porque são considerados área de risco por movimentar produtos inflamáveis e gases, que podem explodir com qualquer faísca”. Segundo a matéria, a ideia de redirecionar o projeto para a inspeção da área surgiu diante das notícias de que quadrilhas especializadas estavam roubando os cabos de cobre.

“Com os furtos, o material de cobre foi trocado por um que é menos atrativo. No entanto, ele tem eficiência menor. De repente, implantando um material desse, dá pra voltar a trabalhar com um material melhor, de maiores qualidade e rendimento”, explicou o professor Adilson Gonçalves. A segunda fase do projeto visa fazer um monitoramento ao vivo e proporcionar uma vigilância por 24 horas. Para isso, os estudantes trabalham com a ideia de colocar repetidores de sinal em seis torres, visando evitar interrupções das imagens vindas dos drones.