Alunos de Engenharia apresentam trabalhos e doam mais de 40 brinquedos produzidos no InovFabLab

917

O projeto Hangar envolveu alunos do 1º ano de Engenharia Civil, Mecânica, Química, de Produção e Elétrica e promove ação social e de sustentabilidade.

Mais de 40 brinquedos confeccionados por alunos de Engenharia da Universidade Santa Cecília (Unisanta) serão doados nesta sexta (31), às 19h, para as crianças do Lar Santa Rita de Cássia. As peças foram produzidas em MDF com a utilização dos equipamentos do InovFabLab, laboratório de inovação tecnológica da Unisanta, em pesquisa que integrou as atividades do projeto Hangar.

O projeto interdisciplinar envolveu os estudantes dos cursos de Engenharia Civil, Mecânica, Química, de Produção e Elétrica, na disciplina de Introdução à Engenharia Contemporânea. Na oportunidade, além dos brinquedos desenvolvidos, serão apresentadas as maquetes e os diários de bordo feitos durante o projeto. Os trabalhos serão avaliados em vários critérios, entre eles, a criatividade. O melhor deles será escolhido pelos professores.

De acordo com a coordenadora de Engenharia Civil, Profa. Nilene Janini de Oliveira Seixas, no 1º semestre do curso os alunos têm contato com todas as Engenharias. “Eles cortaram e montaram, nas folhas de MDF, as partes para a construção do hangar e do avião, envolvendo as Engenharias Civil e Mecânica. A pintura ficou com a Química e a Produção foi desde o início do projeto, com seu desenvolvimento. Na Elétrica, eles desenvolveram um sensor com uma lâmpada que irá acender quando o avião passar. Assim eles viram um pouquinho de cada Engenharia”.

Ainda segundo a docente, os estudantes fizeram um curso para utilizar a cortadora a laser e a impressora 3D do laboratório, além dos recursos do CAD. Para aproveitar totalmente as placas de MDF, eles usaram as sobras do material na criação de brinquedos como quebra-cabeças, jogos de dama, carrinhos, entre outros.

Cerca de 150 estudantes dos períodos da manhã e noite participaram da atividade. A disciplina de Introdução à Engenharia Contemporânea é ministrada pelos professores Nilene Janini de Oliveira Seixas, Ivanilto Andreolli e Luciene de Arruda Bernardo.