O projeto foi elaborado como trabalho de conclusão
O prazer de voar em um paraglider e a necessidade de praticar o esporte com maior segurança levaram o formando do Curso de Ciência da Computação da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Eduardo Henrique Gomes, a usar a criatividade e os conhecimentos adquiridos ao longo de quatro anos de estudos para fabricar um anemômetro (instrumento que mede a velocidade do vento) utilizando o mouse de um computador.
A novidade não está apenas na construção do equipamento, que, além da base de um mouse, incluindo o circuito eletrônico interno, recebeu elementos nada convencionais como uma agulha de tricô de alumínio e conchas de material plástico, aproveitadas de bolinhas de ping pong.
O grupo, formado pelos alunos Eduardo, Adriana Borges, Ricardo Tudela, Eliane Ferreira, Anderson Gonçalves, Vanessa Teixeira e Oswaldo Justino, criou um software que recebe os dados emitidos pelo anemômetro e faz a conversão para unidade de velocidade. Para completar o trabalho, foi elaborada uma página na Internet que possibilita o acesso de qualquer pessoa às medições feitas pelo equipamento direto do local onde foi instalado e em tempo real. Veja Mais www.unisanta.br/anemometro
A idéia de fazer uma página na web, disse Eduardo, teve o objetivo de tornar pública uma informação muito importante para os amantes do esporte aéreo. Ele ressalta que no local onde são feitos os vôos, no Morro do Voturuá, com vista para Santos, não há um equipamento para medir a velocidade do vento, apenas uma biruta que indica a direção. Dessa forma, comenta, os pilotos decolam apoiados na experiência. Eduardo voa de paraglider há três anos.
Testes – O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) já foi apresentado e aprovado com nota dez pela banca examinadora da universidade. Segundo o professor Maurício Asenjo, orientador do projeto, o equipamento fabricado pelos alunos foi aferido com um anemômetro comercial e apresentou margem de erro de 1,5 Km/h, que somados à variação do instrumento convencional chega a 2,1 Km/h. “Essa é uma margem de erro totalmente tolerável. Uma vez que a faixa de segurança para vôos está entre 10 e 35 Km/h”, afirma Asenjo.
Para que o projeto seja colocado em prática, é necessário ter no local de vôo um computador que receba as informações transmitidas pelo anemômetro e mostre, após o tratamento dos dados pelo software, a velocidade do vento. O programa fornece ainda um histórico com medições feitas em dias anteriores.
Segundo Asenjo, o aparelho tradicional pode ser comprado ao custo de 700 dólares, enquanto que o instrumento fabricado pelos estudantes não passou de R$ 20,00.