Alunos da Unisanta concorrem ao Prêmio Neorama 2017 com três trabalhos de inovação tecnológica

679

A premiação será dia 29/11, às 14h, no Teatro Guarani. Entre os trabalhos da Unisanta que concorrem ao prêmio estão: Palmilha para aferição de carga e andador articulado, aplicativo para usuários de transporte público e plataforma para coleta de lixo.

Trabalhos de Conclusão de Curso desenvolvidos por estudantes da Universidade Santa Cecília (Unisanta) estão concorrendo ao Prêmio Neorama 2017 – 5ª edição, na categoria Universitário Inovador. O evento é promovido pela Fundação Parque Tecnológico de Santos com o apoio da Prefeitura Municipal de Santos e por meio da Secretaria de Governo.

O prêmio tem como objetivo estimular e promover a cultura inovadora entre alunos do Ensino Superior e identificar jovens talentos, incentivando seu ingresso nas políticas de fomento à Inovação. A premiação será realizada dia 29/11, às 14h, no Teatro Guarani, Praça dos Andradas, 100.

A Unisanta foi selecionada com três trabalhos dos cursos de Sistemas de Informação Engenharia Mecânica e de Produção e Engenharia Eletrônica e de Computação. Conheça os selecionados:

Palmilha para aferição de carga de membros inferiores e andador articulado e prolongado para múltiplos exercícios – Produzido por alunos de Engenharia Mecânica e de Produção, o estudo tem como finalidade a reabilitação de pacientes com deficiência motora, tendo como meta a recuperação funcional da marcha. Além de uma estrutura extensível para apoio, dispõe de uma palmilha provida de células de carga que fornecem dados a um processador montado em uma plataforma Arduino, que servirão de base para o tratamento do paciente. Apresenta grande versatilidade e pode ser aplicado a diversos exercícios para tratamento de diversas patologias.

O estudo foi desenvolvido pelos estudantes Daniel Alonso Krinas, Eduardo dos Santos Sousa, Renata de Andrade Imbernon Cortez, Vinicius da Corte Faria e Willians Silva dos Santos, orientados pelo Prof. Dr. José Carlos Morilla, coordenador do curso de Engenharia de Produção, Prof. Ivo Koedel Filho e Prof. Willy Ank de Morais.

Jackson França, Talita Freitas, Thassia da Silva e Thiago Menezes criaram um aplicativo para usuários de transporte coletivo.

Aplicativo para facilitar a vida do usuário de transporte público – UBUS – Acadêmicos de Sistemas de Informação, Jackson da Silva França, Talita Alves de Freitas, Thassia Cristina Pontes da Silva e Thiago Calixto Menezes criaram um aplicativo mobile utilizador da tecnologia NFC, que permite aos usuários de transporte coletivo fazer o pagamento da tarifa pelo celular, entre outras funcionalidades. O Prof. Maurício Neves Asenjo orientou o projeto.

Plataforma inteligente para coleta de lixo reciclável aplicando o conceito IoT – Confeccionada a partir do conceito das coisas (IoT), o projeto auxilia o planejamento mais eficiente nos ambientes urbanos. Consiste no desenvolvimento de dois sistemas, um de monitoramento e outro de comunicação. Com a elaboração de software que tem como interface um mapa da cidade, é possível visualizar a capacidade de armazenamento das caçambas de lixo de uma região, além de planejar as rotas de coleta e postergar as viagens promovendo grande economia de recursos.

O trabalho tem como autores alunos de Engenharia Eletrônica e de Computação, entre eles: Eduardo Costa Lopes da Silva Junior, Osmar Graner Motta e Victor Ricciotti Cardoso. O coordenador dos cursos, Prof. Luís Fernando Pompeo Ferrara, foi o orientador e a Profª. Sabrina de Cassia Martinez, co-orientadora.