A Universidade Santa Cecília (UNISANTA) apresentou 19 trabalhos de alunos de diversos cursos no 6° Congresso Nacional de Iniciação Científica (CONIC). O evento foi realizado na Universidade de Garulhos (UNG), em São Paulo, no último domingo (19) e nesta segunda-feira (20).

Os participantes estão concorrendo ao prêmio de mil reais, direcionado a cada área de estudo e também ao prêmio especial de melhor trabalho apresentado de todas as áreas, no valor de R$2.000,00.

Trabalhos – A universitária Aline de Fátima Braga da Silva, que está no último ano do Curso de Odontologia, está participando com o projeto Reabilitação estética anterior abrasionada por insuficiência de apoio posterior, utilizando-se de dispositivo removível na recuperação da dimensão vertical de oclusão.

O trabalho tem como objetivo mostrar e relatar um caso clínico de um paciente com desgastes dentários, tanto na arcada superior como na inferior, o que gerou um comprometimento estético e funcional. Segundo a estudante, o tratamento fez com que o paciente voltasse a sorrir. “Este tipo de problema faz com que a pessoa fique com a auto-estima baixa”, disse a estudante.

“Os professores me incentivaram muito para que eu me inscrevesse no CONIC. Quando o resultado saiu, fiquei muito feliz”, disse a universitária da Faculdade de Odontologia que desenvolveu este projeto como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). “Na verdade, o tratamento foi realizado em 2005, mas toda a parte escrita do trabalho, que incorpora a teoria com o caso clínico, foi feita este ano”, concluiu a universitária.

Também foram apresentados os seguintes trabalhos:

Trabalho: Estudo comparativo do nível de qualidade de vida entre sujeitos acondroplásicos e não acondroplásicos. Autor: Mariana Pereira Cervan, Márcia Cristina Pires da Silva e Rodrigo Lopes de Oliveira Lima. Orientador: Roberto Fernandes da Costa.

Trabalho: Ocorrência e intensidade de algias em sujeitos acondroplásicos. Autor: Mariana Pereira Cervan, Márcia Cristina Pires da Silva e Rodrigo Lopes de Oliveira Lima.
Orientador: Roberto Fernandes da Costa.

Trabalho: Desvios posturais em acondroplásicos. Autor: Mariana Pereira Cervan, Márcia Cristina Pires da Silva e Rodrigo Lopes de Oliveira Lima. Orientador: Roberto Fernandes da Costa.

Trabalho: Interferências de ruído ambiental e interno nas atividades em sala de aula de ensino fundamental. Autor: Roberto José Panariello. Orientador: César Augusto Alonso Capasso.

Trabalho: Biodiesel: combustível do futuro.
Autor: Pedro de Souza Leal, Evandro Fernandes da Silva, Flávio Aviles, Elder Moraes e Fernando Gonçalves da Silva. Orientador: Carlos Alberto Amaral Moino.

Trabalho: Análise sazonal de placas de “fouling” no estuário de Santos. Autor:Leandro Kodama Kasamatsu e Gustavo Carvalho Moya. Orientador: Fábio Giordano.

Trabalho: Análise ecotoxicológica do sedimento da Ilha de Santo Amaro –Guarujá. Autor: Karla Cristina Virches Soares, Fabiane Maria Nunes Edinger e Fernando Sanzi Cortez. Orientador: Camilo Dias Seabra e Augusto César.

Trabalho: Avaliação da viabilidade de uma adaptação do meio ELENDT M7 para o Ceripdaphnia dúbia Richard, 1894 (CRUSTACEA:CLADOCERA). Autor: Letícia Cristina Alves Mesquita, Carina Pitwak Magdalena, Sérgio Luis Rodrigues da Silva. Orientador: Camilo Dias Seabra.

Trabalho: Utilização de biomarcadores de cito e genotoxicidade em robalos Centropomus parallelus, provenientes do sistema estuarino de São Vicente. Autor: Aline Alves Kirschbaum e Andréa Assunção. Orientador:Camilo Dias Seabra e Robson Seriani.

Trabalho: Sistema de monitoramento de consumo elétrico via computador. Autor: Pedro Ivo Crema Campos, Bruno Marcel Nascimento, Paulo Henrique Crequeira. Orientador: Dorotéia Vilanova Garcia.

Trabalho: Analisador paraHIPER – Software de auxílio ao diagnóstico de hipertensão. Autor: Gilberto Augusto Thomaz de Aquino Holms.Orientador: João Inácio da Silva Filho.

Trabalho: Jogos cooperativos no Ensino Médio como ferramenta de apoio para aprendizagem significativa. Autor: Fabiana Cristina de Oliveira, José Nélio R. dos Santos e Ana Cristina Lopes Andrade. Orientador: Márcia do Vale.

Trabalho: Principais dificuldades na aprendizagem do tratamento da informação na educação de jovens e adultos.Autor: Michele da Silva Fontoura e Thaís Marinho de Oliveira.Orientador: Érica Valéria Alves.

Trabalho: Um estudo exploratório sobre o desempenho e as atitudes em relação à Matemática de alunos submetidos ao método de ensino Kumon.
Autor: Altibano José Demarchi Passarelli, Paola Salas Rodrigues e Karina dos Santos Vaz Lima.
Orientador: Marcos Antonio Santos de Jesus.

Trabalho: Análise da distribuição de medicamentos para diabetes e hipertensão pela divisão de saúde pública. Autor: Aretha Sessa Coelho, Fabíola Araújo Mas Figueiredo, Idete Aparecida Cezarino e Ronaldo de Oliveira Nunes.
Orientador: Marcos Antonio Santos de Jesus.

Trabalho: Atividade antiulcerogênica de um extrato obtido a partir das cascas mangle L.: perspectiva de uma nova terapia farmacológica. Autor: Felipe Meira de Faria e Edson Spânguero Dalur. Orientador: Camilo Dias Seabra Pereira e Walber Toma.

Trabalho: Parque Estadual Marinho da Laje de Santos: caracterização das propriedades hidrográficas e diversidade das algas bentônicas.
Autor: Renato Rocha Jorge. Orientador: André Facchini.

Trabalho: Módulo de transporte de órgãos a serem transplantados. Autor: Leandro Barasini Monteiro de Oliveira, Renan Santos Rocha, Ivair Rogério Soares, Edelício Santana de Oliveira Júnior, Washington Pereira de Almeida, Valmir Demarchi e Fernando Augusto Garcia Guimarães.
Orientador: Carlos Alberto Amaral Moino.