É a primeira vez, ao longo do projeto, iniciado em 2000, que é registrada a captura desta espécie em águas costeiras. Espécie não apresenta risco para os banhistas, segundo o biólogo Matheus M. Rotundo.

Pescadores da praia de Toque Toque Pequeno, município de São Sebastião, litoral Norte do estado de São Paulo, capturaram no último dia 23/4 pela manhã uma fêmea de Tubarão Anequim de 2 metros de comprimento e cerca de 80 kg.

Os pescadores doaram o exemplar para estudos científicos, pois fazem parte do “Projeto Pró-pesca-pescando o conhecimento”, desenvolvido pelo Acervo Zoológico da Universidade Santa Cecília (AZUSC-Unisanta), em Santos. Segundo o curador do Acervo, Matheus M. Rotundo, é a primeira vez, ao longo do projeto, iniciado no ano 2000, que é registrada a captura desta espécie em águas costeiras.

Ainda segundo Rotundo, será realizada uma análise detalhada do exemplar para determinar aspectos alimentares, reprodutivos e moleculares. “Existem duas espécies do gênero que ocorrem no Brasil, Isurus oxyrinchus e Isurus paucus. A primeira é uma espécie mais comum, mas geralmente capturada em águas mais profundas, distante da costa, raramente registrada em zonas rasas (apenas quatro registros no estado de São Paulo). A segunda é uma espécie mais rara, também de águas oceânicas, com poucos exemplares registrados na literatura científica. As duas podem alcançar cerca de quatro metros de comprimento, mas não apresentam risco para os banhistas, são consideradas espécies inofensivas”.

Após analise prévia em laboratório, a equipe do AZUSC-Unisanta identificou a espécie como Tubarão Anequim (Isurus oxyrinchus). A captura, mesmo considerada acidental, não apresentou surpresa para os pesquisadores, pois acompanhando a pesca desenvolvida de forma artesanal na praia de Toque Toque Pequeno há mais de dez anos, já registraram inúmeras espécies que habitam apenas águas oceânicas, como o tubarão baleia, o polvo véu, entre outras… “As características oceanográficas da região de Toque Toque Pequeno favorecem a proximidade de espécies oceânicas”, ressalta Rotundo.

A equipe ainda ressaltou a importância da consciência dos pescadores de Toque Toque Pequeno em doar o material para uma instituição de ensino e pesquisa, demonstrando que é possível a parceria entre pesquisadores e pescadores que objetivam a conservação dos recursos marinhos, finalidade principal do Projeto Pró-pesca. “A disponibilização de materiais e a troca de conhecimentos oriundos de tal parceria já ocorre há mais de 10 anos e beneficia direta e indiretamente inúmeros estudos científicos de pesquisadores de todo país”, explica.