Inscrições gratuitas pelo site: unisanta.br/cobric

Estão abertas as inscrições para o 13º Congresso Brasileiro de Iniciação Científica (COBRIC), promovido pela Universidade Santa Cecília. Devido à pandemia da COVID-19, a edição deste ano seguirá de forma on-line e apenas para os alunos de graduação da Unisanta.

Inscrições – O autor poderá inscrever, até 5 de novembro, um único trabalho ou ser coautor de outros resumos e/ou trabalhos.

A submissão dos resumos de trabalhos de iniciação científica, TCCs, bem como de extensão, poderá ser realizada no mesmo formato como nas edições anteriores, mas, neste ano, apresenta um novo elemento. O aluno irá gravar um vídeo, de 3 a 5 minutos, apresentando o trabalho, que deverá ser publicado no YouTube.

Após aprovação do resumo e do vídeo, o aluno poderá divulgar o próprio trabalho, no período de 09 a 22 de novembro.

“A ideia é dar visibilidade para os trabalhos junto à comunidade e não deixar o evento apenas para o público interno”, explica a Profa. Brigitte Rieckmann Martins dos Santos, organizadora geral do evento.

Os trabalhos submetidos serão avaliados, segundo critérios pré-estabelecidos, pela comissão científica. Os 10 melhores trabalhos selecionados serão distribuídos em sessões para discussão oral (on-line), de acordo com a área de conhecimento. Os resumos dos trabalhos aprovados serão publicados na Revista Ceciliana on-line.

No início de cada sessão, o aluno deverá fazer uma apresentação do seu trabalho e, após isso, responder às questões elaboradas pelos avaliadores.

Serão concedidos prêmios nas seguintes categorias: o trabalho mais comentado, o trabalho mais curtido e o melhor trabalho, que será contemplado com o Prêmio Dr. Milton Teixeira.

COBRIC – O Congresso tem como objetivo a divulgação de pesquisas elaboradas pelos estudantes e dar oportunidade para que o resultado de estudo e dedicação dos jovens pesquisadores seja compartilhado com os demais estudantes e professores da Universidade.

O 13º COBRIC conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O evento seguirá com a mesma temática que a edição do ano anterior – Santos: cidade criativa.

A necessidade de vincular o COBRIC a um tema surgiu a partir da Rede de Cidades Criativas (UNESCO Creative Cities Network), criada em 2004, que promove a cooperação entre municípios de zonas urbanas que investem na cultura e na criatividade como aceleradoras do desenvolvimento urbano nos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais.

As Cidades Criativas da UNESCO têm como missão colocar as indústrias culturais e criativas no centro de suas estratégias de desenvolvimento, a fim de transformar as cidades em locais mais inclusivos, seguros e sustentáveis.

Funcionando como um laboratório de ideias e de práticas inovadoras, o projeto atende aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas.

O município de Santos é parceiro da rede de 246 centros urbanos que integram a Rede Cidades Criativas desde 2019.