Inscrições e outras informações pelo telefone asx.pedagogia@hotmail.com ou pelo telefone (13) 981211739.

Propiciar mudanças de estratégias relativas a procedimentos com pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma das finalidades do Workshop de Materiais Pedagógicos para Pessoas com TEA. O encontro, realizado com apoio da Universidade Santa Cecília (Unisanta), acontece no próximo dia 20 de outubro (sábado), das 9h às 13h, no Consistório da Unisanta, Rua Oswaldo Cruz, 277.

As pedagogas e pós-graduadas em Psicopedagogia Clínica, Ana Paula Teixeira, Simone Barbieri e Xenia Souza são as responsáveis pelo curso.

Entre os objetivos do Workshop estão: Abordagem que promove adequação e estrutura para o desenvolvimento de aprendizagem das pessoas com TEA; Valorização das habilidades e oferecimento de desafios possíveis para cada indivíduo e Confecção de materiais que favoreçam a pontualidade nas intervenções.

De acordo com Ana Paula Teixeira, que também é mestranda em Práticas Docentes no Ensino Fundamental, “o curso visa propiciar mudanças de estratégias relativas a procedimentos com pessoas com TEA e é direcionado para psicopedagogos, fonoaudiólogos, professores de atendimento educacional especializado, profissionais de ensino regular, pais e demais interessados”.

Ainda segundo a palestrante, os ensinamentos também podem colaborar com o processo de aprendizagem de  alunos com dificuldade acentuada/deficiência.

Sobre as palestrantes:

Ana Paula Teixeira –  Mestranda no Curso de Mestrado Profissional e Práticas Docentes no Ensino Fundamental. Professora de Educação Especial, Graduada em Administração Escolar do Ensino Fundamental e Médio e em Supervisão Escolar do Ensino Fundamental e Médio. Pós-graduada em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Universidade Santa Cecília, em Docência do Curso Superior, em Atendimento Educacional Especializado, em Ética, Valor e Cidadania pela USP. É professora (Ed. Especial/Atendimento Educacional Especializado) nas Prefeituras Municipais de Santos e São Vicente, atuando no momento, de forma exclusiva, como Apoio Pedagógico na Secretaria Municipal de Educação de Santos, na Seção de Educação Especial. Presta assessoria curricular e pedagógica em Unidades Escolares e Universidade sobre o desenvolvimento inclusivo e Atendimento Educacional Especializado. Experiência em Atendimento Psicopedagógico Clínico em Consultório Particular.

Simone Barbieri – Professora de Educação Especial, Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional e em Gestão Escolar. Atua como professora especializada (Ed. Especial/Def. Intelectual) e como Apoio Pedagógico na Secretaria Municipal de Educação de Santos, na Seção de Educação Especial, exercendo, entre outras funções, a de formadora de professores para a efetivação do processo inclusivo (desde 2006).

Xenia Souza –   Professora de Educação Especial, Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e em Gestão Escolar. Atua como professora especializada (Ed. Especial/Def. Intelectual) na Prefeitura Municipal de Cubatão desde 2008 e como Apoio Pedagógico na Secretaria Municipal de Educação de Santos, na Seção de Educação Especial. Exerce, entre outras funções, a de formadora de professores para a efetivação do processo inclusivo (desde 2006).