A  Mostra reuniu estudos destacados pelo Grupo de Pesquisa CNPq – UNISANTA  – Direitos Humanos e Desenvolvimento Sustentável  e  pelo Laboratório de Políticas Públicas da Universidade.

Projetos científicos de professores do Mestrado em Direito da Saúde da Universidade Santa Cecília (Unisanta), de mestrandos e graduandos, foram apresentados na última sexta-feira (6) no Consistório, na 1ª Mostra de Trabalhos e Projetos Científicos em Direito da Saúde do Complexo Educacional Santa Cecília.

Entre eles, foi apresentado o trabalho Violação das obrigações estatais na área da saúde: a diferença entre as obrigações mínimas e as esperadas.

Alguns dos estudos já haviam sido selecionados em congressos internacionais, informou o prof. dr. Marcelo Lamy, líder das pesquisas.

Muitos deles abordaram a judicialização da Saúde, um dos focos do Mestrado de Direito da Saúde:  Dimensões Individuais e Coletivas, primeiro do País nessa área de concentração, aprovado pelo MEC com elogios, em 2016

Outras questões, também estudadas no Mestrado, foram apresentadas na Mostra, como a questão ambiental no entorno do corredor do Porto de Santos, violência doméstica, saúde mental do trabalhador, a maternidade no sistema prisional brasileiro e o problema da poluição atmosférica.

Projetos apresentados na 1ª Feira Cientifica por pesquisadores da Unisanta:

Gestão e controle social democrático no âmbito do SUS – Mestrando Milton Marcelo Hahn; Dr. Fernando Revendo Vidal Akaoui; Dr. Marcelo Lamy.

Judicial-regulação da saúde e dos medicamentos de alto curso e sem registro. Adriana de Fátima Santos ; Dr. Luciano Pereira de Souza (Unisanta); Dr. Marcelo Lamy.

Maternidade no sistema prisional brasileiro.  Me. Beatriz Rubin; Esp. Regina Lafasse.

Obrigação constitucional do financiamento dos serviços de saneamento básico com recursos do SUS.  Ms. Maria Cristina Gontijo Peres Valdez Silva; Ms. Ana Carla Vasco de Toledo; Dr. Marcelo Lamy.

Políticas públicas de saúde e os direitos do migrante no Brasil.  Dr. José Carlos Loureiro da Silva;  Mestranda Samira da Costa Fontes; Dr. Marcelo Lamy .

Poluição atmosférica, saúde humana e mitigação por coberturas vegetadas. Mestranda Rosilma Menezes Roldan; Dr. Fernando Revendo Vidal Akaoui; Dr. Marcelo Lamy.

Regulação de alimentos das cantinas escolares para toda a sociedade. Dra. Renata Salgado Leme;Mestrando Osvaldo Luís Caetano Senger; Mestrando Ivaldo Marques Batista.

Responsabilidade sanitária por insegurança alimentar decorrente do uso de agrotóxicos. Autores: Mestrando Flávio Antonio de Oliveira ; Heloísa Helena de Almeida Portugal (PUC-SP).

O prazo prescricional das ações com pedido condenatório em restituição contra planos e seguros de saúde com fundamento em reajuste abusivo. Mestrando Paulo Lascani Yered.

Home-care: a prescrição médica como elemento norteador à solução de conflitos.  Mestrando Rodrigo Trisoglino Nazareth  (Unisanta).