3 ESTRELAS NO GUIA DO ESTUDANTE/ PRÊMIOS EM CONCURSOS E DESTAQUES

OUTROS MOTIVOS PARA ESTUDAR ENGENHARIA MECÂNICA NA UNISANTA:

– Aulas práticas desde o 1º ano;

– Método de Aula Invertida, com participação dinâmica do aluno, aplicado para criar protótipos em classe, como triciclos e quadriciclos e facilitar melhor compreensão da teoria, tendendo, assim, ao mais atualizado ensino de Engenharia;

– 14 Módulos de laboratórios cobrem todas as áreas de atuação do Engenheiro Mecânico;

– Prêmios em concursos e destaques em congressos como os da Sociedade para o Avanço de Materiais de Engenharia de Processos da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração;

– Incentivo à iniciação científica com forte participação em congressos e em competições acadêmicas.

Funções – O engenheiro mecânico é indispensável nas áreas industriais de fabricação, indústria petrolífera, alimentícia, química, siderúrgica e usinas. Projeta máquinas e equipamentos nas indústrias automotivas, desde a concepção ao controle de qualidade dos veículos produzidos. Pode atuar no projeto, na produção, na manutenção, em vendas técnicas, no controle da qualidade, em pesquisa e desenvolvimento, em áreas administrativas, entre outras.

Durante todo o Curso, há seminários e debates para desenvolver a integração em equipe, o senso crítico e a esponsabilidade nas tomadas de decisões, valorizando os princípios éticos e a preocupação com o meio ambiente.

OUTRAS INFORMAÇÕES

Laboratórios e Projetos – Os ensaios ocorrem em 12 (doze) laboratórios nas diversas áreas da mecânica, utilizando modernos e tradicionais equipamentos nas áreas: usinagem, soldagem, automação mecânica, automação pneumática e hidráulica, termodinâmica, mecânica dos fluidos e ensaios de materiais, entre outros. Diversos softwares possibilitam simular situações reais em ambiente digital.

Professores orientam Trabalhos de Conclusão de Curso de grande interesse não apenas de indústrias, mas também das áreas de saúde e inclusão social, com estudos interdisciplinares sob a orientação de professores de outros cursos.

Campo de atuação

Atividades no âmbito da Engenharia Mecânica nas áreas industriais de fabricação, indústria petrolífera, alimentícia, química, siderúrgica, usinas, além de atuação em áreas de segurança, meio ambiente, administrativas e comerciais.

Também nas empresas de projetos, projetando máquinas e equipamentos, nas indústrias automotivas, desde a concepção até o controle da qualidade dos veículos produzidos.

Área: Engenharia e Tecnologia

Duração: 5 anos (10 semestres)

Período: (*) Diurno/Noturno

(*) A duração será de cinco anos, sendo um ano e meio com aulas diurnas e os três anos e meio restantes com aulas noturnas, pois nesse período há grande possibilidade de estágios.