engenhariaeletrica

3 ESTRELAS NO GUIA DO ESTUDANTE/EMPREGABILIDADE/

OUTROS MOTIVOS PARA FAZER ENGENHARIA ELÉTRICA NA UNISANTA:

– Nova grade curricular voltada para a indústria 4.0;

– Método de Aula Invertida, com participação dinâmica do aluno, é aplicado para criar protótipos em classe, atendendo, assim, ao mais atualizado ensino de Engenharia;

-Inventos de alunos e professores patenteados pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial, com grande repercussão na mídia, como o software e o dispositivo para smartphone que mede e envia dados do consumo de energia elétrica ao usuário por Bluetooth;

-Sistema de Geração de Energia Solar. Curso integrado com outras fontes de energias renováveis, como a eólica, biomassa, etc;

– Convênios e intercâmbios com empresas tomadoras de tecnologias, concessionárias de energia elétrica, institutos de pesquisa e outras universidades do Brasil e do exterior;

-Projetos aprovados no Centro de Tecnologia e Inovação da Baixada Santista (Parque Tecnológico de Santos).

– Prêmios no Startup SP Sebrae – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, entre outros concursos e desafios. Um dos últimos foi o da equipe Santa Games, formada por graduandos e ex-alunos do Curso, que venceram o Hackathon Unisys-Senai, de segurança digital.

OUTRAS INFORMAÇÕES

Funções – Foco na formação profissional conceitual e prática relacionadas a projetos de instalações, análises de redes elétricas, máquinas e equipamentos elétricos de potência, proteção e controle de sistemas. Alunos aprendem a produzir dispositivos como os de automação residencial, de controle da umidade do ar, gerenciador de abastecimento de água e medidor portátil do nível de carga de pilha AA, entre centenas de outros necessários à vida de todos.

Mercado e pesquisas – Integração dos alunos com o mercado de trabalho pela possibilidade de participação em projetos de pesquisa e desenvolvimento para as concessionárias de energia elétrica sob a regulação da ANEEL.

– Agência Nacional de Energia Elétrica, envolvendo alunos e ex-alunos da Unisanta.

Inteligência artificial e robótica – O Curso de Engenharia Elétrica compõe o Núcleo de Pesquisas Eletrônicas da Universidade e os grupos de Lógica Paraconsistente Aplicada em Sistemas Inteligentes e em Automação e Robótica, junto ao CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

A Instituição está credenciada junto à Agência Nacional de Petróleo (ANP) na área de controle e automação, para a execução de projetos de pesquisa e desenvolvimento para os setores de petróleo e gás.

Bolsas e professores – O corpo docente do Curso é formado por doutores, mestres e especialistas em áreas específicas, que atuam na área com larga experiência profissional em empresas.

Os alunos têm sido selecionados como bolsistas internacionais, além de bolsas PIBIC e FAPESP, com excelentes resultados acadêmicos.

Infraestrutura – Os laboratórios disponibilizam equipamentos para simulação real de Usinas Geradoras, relés digitais de última geração e sistemas de automação e controle de máquinas elétricas.

Campo de atuação

O engenheiro eletricista projeta, planeja e fiscaliza a execução, operação e manutenção de sistemas elétricos. Atua na comercialização de energia através de uma visão sistêmica.

Área: Engenharia e Tecnologia

Duração: 5 anos (10 semestres)

Período: Noturno