Vencedores da edição de 2018 do Congresso Brasileiro de Iniciação Científica (COBRIC) receberão prêmios dia 10/11

507

A Unisanta venceu nas áreas de Ciências Biológicas,  Engenharias, Saúde e  Ciências Humanas. As duas menções honrosas foram conquistadas por alunos do Colégio Santa Cecília.

O site do Congresso Brasileiro de Iniciação Científica (COBRIC) publicou os trabalhos vencedores da edição de 2018 que receberão o Prêmio Dr. Milton Teixeira, além também dos projetos que receberão menção honrosa. Os prêmios serão entregues no dia 10 de novembro (sábado), às 10h,  no Auditório – Bloco E da Unisanta.

Nesre ano foram inscritos 1.107 trabalhos por alunos de todos os estados do País, principalmente, do Amazonas, Rio Grande do Norte, Ceará, Pará, Sergipe, Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal.

O COBRIC tem por objetivo divulgar as pesquisas elaboradas pelos estudantes e dar oportunidade para que o resultado de muito estudo e dedicação seja compartilhado com os demais alunos e professores da Unisanta e de outras instituições de Ensino Superior.

Receberão o Prêmio Dr. Milton Teixeira os seguintes trabalhos: Na área de Ciências Biológicas os alunos da Universidade Santa Cecília Murilo Ribas de Biaso e Dania Emi Hamassaki juntamente com os orientadores Mônica Valéria Marquezini; Monique Matsuda e Daniel Siquieroli Vilas Boas receberão o prêmio pelo trabalho “Avaliação citotóxica do Anti-TGF-ß Galunisertíbe em células de Müller”

Na área de Engenharias os alunos da Universidade Santa Cecília, Igor Soares dos Santos Silva; Guilherme Rodrigues Veloso, além dos orientadores Raquel Galhardo de Carvalho Lopes Araújo e Luís Fernando Pompeo Ferrara serão premiados pelo trabalho “Aplicativo de Alerta e Gerenciamento de Revisões e Manutenções Veiculares”.

Na área da Saúde a aluna Letícia de Oliveira Cachafeiro e a orientadora Sheila de Melo Borges, ambas da Unisanta, conquistaram o prêmio pelo trabalho “Comparação dos fatores de saúde conforme classificação do índice de massa corporal em idosos da comunidade”.

Em Ciências Humanas,  a estudante da Unisanta Aline Oliveira Santiago, orientada pela professora Luci Mara Lundin, conquistou o Prêmio Dr. Milton Teixeira pelo trabalho “Pedagogia Waldorf: ambiente escolar e movimento”.

Em relação as Ciências Sociais os alunos Fabio Machado Cortegiano; Rodrigo de Meneses Bellini; Thamires Dágola Molina da Silva; Victor da Costa Barbosa Santos, com o orientador Rafael Alves Pedrosa, da Universidade Metropolitana de Santos, venceram pelo projeto  “Avaliação do Bike Santos e sua contribuição para mobilidade urbana sob a perspectiva da população”.

Na área de Exatas,  os alunos da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Grégory Fernandes Ramires; Matheus Gois de Lima Silva; Bruno da Silva Rodrigues ganharam pelo projeto “Dispositivo para tratamento de pessoas com dificuldade motora nos braços”.   (dúvida quanto título do trabalho. Esses são os autores e os trabalhos vencedores).

E por fim, na categoria Ciências Agrárias, os alunos Paola Caminski Klainpaul; Diego Xavier Felisardo; Renata Silva Domenici; Leonardo de Freitas Guimarães Arcoverde Credie, do Centro Universitário São Judas Tadeu, venceram pelo trabalho “Bloqueio oftálmico retrobulbar guiado por ultrassom para cirurgia de enucleação em cão: relato de caso”.

Em relação as menções honrosas dois trabalhos de alunos do Colégio Santa Cecília foram escolhidos. O primeiro teve como tema “Depressão: a doença do Século XXI”, da estudante Sofia Wagemaker Viana e da orientadora Lilian Barros. E o segundo  foi “As verdades obscuras do universo estão ao nosso alcance?”, dos estudantes Gabriel Rayan Olazar de Souza; Mateus Matheus Prudêncio e da orientadora Lilian Bairros.