Sábado próximo (10/6), a partir das 10h, a Universidade Santa Cecília (Unisanta) receberá a palestra Influências Espirituais, ministrada pelo psiquiatra neurocientista, coordenador/professor da Universidade de São Paulo (USP), Dr. Sérgio Felipe de Oliveira.

O médico abordará a importância da influência dos espíritos em nosso dia a dia e a inclusão desta percepção no Código Internacional de Doenças (OMS). “A obsessão espiritual como doença da alma, já é reconhecida pela Medicina, afirma o neurocientista.

“Em artigos anteriores, escrevi que a obsessão espiritual, na qualidade de doença da alma, ainda não era catalogada nos compêndios da Medicina, por esta se estruturar numa visão cartesiana, puramente organicista do Ser e, com isso, não levava em consideração a existência da alma, do espírito. No entanto, quero retificar, atualizar os leitores de meus artigos com essa informação, pois desde 1998, a OMS incluiu o bem-estar espiritual como uma das definições de saúde, ao lado do aspecto físico, mental e social”, explica Oliveira.

O evento é realizado pela União das Sociedades Espíritas (USE) Intermunicipal de Santos e acontece no auditório do Bloco E da Unisanta, localizado na Rua Cesário Mota, n.º 8. A palestra é aberta ao público pela doação de dois quilos de alimentos não perecíveis.

Sobre o palestrante – Sérgio Felipe de Oliveira é um psiquiatra brasileiro, doutor em Neurociências, mestre em Ciências pela USP (Universidade de São Paulo), responsável pela Universidade Internacional de Ciência do Espírito – Uniespírito (http://www.uniespirito.com.br/) e destacado pesquisador na área da Psicobiofísica.

Sua pesquisa reúne conceitos de Psicologia, de Física, de Biologia e de Espiritismo. Desenvolve estudos sobre a glândula pineal, estabelecendo relações com atividades psíquicas e recepção de sinais do mundo espiritual por meio de ondas eletromagnéticas.

É Diretor-clínico do Instituto Pineal Mind, e diretor-presidente da AMESP (Associação Médico-Espírita de São Paulo, associação de utilidade pública que reúne médicos dedicados ao estudo da relação entre a medicina e a espiritualidade.

O Pineal Mind é  um instituto de saúde mental, onde o Dr Sérgio faz pesquisas e atende psicoses, síndromes cerebrovasculares, ansiedades, depressão, psicoses infantis, uso de drogas e álcool. Tem um setor de psiconcologia (psicologia aplicada ao câncer) e estuda também os aspectos psicossomáticos ligados à cardiologia, etc.

Particularmente nas pesquisas comportamentais, o dr. Sérgio estuda os estados de transe e a mediunidade. Mas não pesquisa só a glândula pineal; ela é o que ele pesquisa no cérebro, interessado em entender a relação entre corpo e espírito).  Sérgio Felipe de Oliveira é um dos maiores pesquisadores na área de Psicobiofísica da USP  e vem ganhando destaque nos meios de comunicação com suas pesquisas acerca do papel da glândula pineal em fenômenos como a mediunidade.

Explica o pesquisador que a pineal forma os cristais de apatite que, em indivíduos adultos, facilita a captura do campo magnético que chega e repele outros cristais. Esses cristais são apontados através de exames de tomografia em pacientes com facilidade no fenômeno da incorporação.