O deputado estadual e idealizador do projeto Porto Universidade, Paulo Alexandre Barbosa, entregou um exemplar da pesquisa realizada sobre o Porto de Santos, nesta terça-feira, dia 18 de março, à alta direção da Universidade Santa Cecília (Unisanta). O estudo aborda aspectos como a Mão-de-Obra e Qualificação do Trabalhador Portuário, o Impacto do Porto de Santos na Economia da Baixada Santista, e as Relações Porto-Cidade e Porto do Futuro – Como será o Porto em 2017?
A pesquisa foi encomendada pelo Instituto Metropolitano de Pesquisas Acadêmicas e Consultoria Técnico-Operacional – IMPACTO e contou com a participação de alunos da Unisanta, entre 40 profissionais. De acordo com Barbosa, o capital intelectual das universidades foi fundamental para a construção do projeto.
Os principais problemas levantados foram a necessidade de melhoria na infra-estrutura portuária devido ao aumento de sua movimentação e a qualificação adequada da população dos moradores da Baixada Santista para ocupar postos de trabalho.
“O objetivo das pesquisas é oferecer subsídios para que as decisões sejam tomadas a partir de dados científicos. Os resultados serão disponibilizados ao governado do Estado e ao Secretário Especial dos Portos, o ex-ministro Pedro Brito”, afirma o deputado.
Segundo Barbosa, o próximo passo será a formatação de concursos para a divulgação do Porto, dirigidos ao Ensino Fundamental, por meio de redações, e ao Ensino Superior, com Trabalhos de Conclusão de Curso sobre a área. Ao final do estudo, haverá a publicação de um livro sobre o Porto Universidade, pela Editora Realejo.
Participaram da reunião a reitora da Unisanta, Profa. Dra. Sílvia Ângela Teixeira Penteado; a presidente da instituição, Profa. Dra. Lúcia Maria Teixeira Furlani e o diretor da Faculdade de Administração, prof. Julio Simões Junior, que também é Diretor de Pesquisas do IMPACTO.
A pesquisa está disponível no site www.portouniversidade.com.br .

Porto Universidade – O projeto prevê a realização de atividades que levem a comunidade da Baixada Santista a conhecer melhor o Porto, responsável pela geração de empregos, e conta com o apoio de todas as Instituições de Ensino Superior da Região e de São Sebastião.
As pesquisas relacionadas ao Porto e realizadas pelo Núcleo de Estudos Socioeconômicos da Universidade Santa Cecília (Nese-Unisanta), entre 1990 e 1999, serviram como referência bibliográfica para os estudos do Porto Universidade.
Em breve será divulgada programação dirigida aos universitários, com base nos resultado da pesquisa desenvolvida que está disponível no site www.portouniversidade.com.br.