Jovens integrantes da Ordem DeMolay participaram, neste sábado (21/7), na Universidade Santa Cecília (Unisanta), de mais um encontro para competições esportivas. A Ordem DeMolay é considerada a maior organização juvenil do mundo, de fins filosóficos, filantrópicos e sem fins lucrativos. Seu nome é uma homenagem ao seu patrono, Jacques DeMolay, que foi expedicionário das Cruzadas, no século XIV, e morreu queimado por não trair seus seguidores.  Esteve presente na abertura o diretor da Faculdade  de Educação Física e Esporte da Universidade,João Carlos Teixeira de Souza Barros.

A Ordem DeMolay reúne  mais de 2,5 milhões de filiados. Foi fundada em 18 de março de 1919 em Kansas City, Missouri, EUA, com o  objetivo de formar jovens de 12 a 21 anos de idade, tornando-os melhores cidadãos e líderes,  através do desenvolvimento e o fortalecimento da personalidade e das virtudes indispensáveis para a boa conduta social. “Ao contrário do que muitos pensam, nós não somos uma instituição Maçônica Juvenil, mas, unificada e dirigida por Maçons, organizada em sua origem como Supremo Conselho Internacional da Ordem DeMolay, em Kansas City, EUA”. Esse texto faz parte da divulgação institucional da Ordem.

A Ordem procura estimular a cidadania, o espírito de fidelidade, a liderança, a busca de um mundo mais digno e justo para todos, sem distinções. “Os ensinamentos da Ordem orientam seus membros a se dedicar à felicidade de seus semelhantes, não só porque a razão e a moral lhes impõem tal obrigação, mas também porque esse sentimento de solidariedade os faz irmãos”.

Virtudes

As Sete Virtudes Cardeais de um DeMolay são: Amor Filial, Reverência pelas Coisas Sagradas, Cortesia (educação), Companheirismo (amizade), Fidelidade, Pureza e Patriotismo. A Ordem destaca a compreensão mútua dos valores culturais e sociais de cada nação, independentemente de origem, raça, cor, nacionalidade, religião, língua e sexo.

A Ordem DeMolay está presente em 13 países. Entre eles, Brasil, Estados Unidos, Austrália, Japão, Itália e Alemanha.

Origem

O  patrono, Jacques DeMolay, expedicionário das Cruzadas,  foi queimado no poste por não trair seus seguidores. “Nós reverenciamos sua memória e tentamos viver nossas vidas baseados nestes princípios e ideais, com os quais qualquer jovem pode conviver”, informa a Ordem.

Na Ordem DeMolay o jovem é encorajado a se expressar e a fazer suas opiniões conhecidas; falar com outros jovens e discutir problemas comuns à juventude. Ainda de acordo com o site da instituição, na Ordem DeMolay o jovem será ajudado a se tornar um tipo de pessoa que será um crédito para a sociedade, não por ser forçado a isso, mas porque sentirá uma vontade própria, porque esta é a coisa certa a fazer.

“A Ordem DeMolay tem o poder de alistar jovens de bons princípios e transformá-los em líderes, dando-lhes ensinamentos e leis diárias para dirigir os rumos de suas vidas e até de sua nação. Cada novo DeMolay é um líder em potencial: falta-lhe apenas o devido treinamento”. Geralmente, os capítulos disputam diversas modalidades esportivas, entre elas: futsal, futebol de 7, vôlei de quadra, vôlei de areia, handebol, basquete, truco, tênis, atletismo, natação e pingue-pongue