A iniciativa é aberta também ao público em geral. Os universitários concorrem ao Troféu Solidário 2017. A Campanha surgiu em 2006 e já teve mais de 8 toneladas de produtos arrecadados.

Pensando na formação integral dos alunos, a Universidade Santa Cecília (Unisanta) receberá seus calouros e veteranos com uma proposta de cunho social e de responsabilidade ambiental.

A instituição promoverá o Trote Solidário e Ecológico, que irá incentivar, entre outras atividades, a arrecadação de alimentos para as 318 famílias vítimas do incêndio ocorrido no início deste ano, em uma comunidade carente da Zona Noroeste, em Santos.

Além de envolver os universitários, a campanha é aberta ao público em geral, que poderá doar alimentos não perecíveis, com exceção de açúcar e sal, até o dia 11 de março. A entrega deve ser feita na universidade, que fica na Rua Oswaldo Cruz, 277, no bairro do Boqueirão, em Santos.

Outra forma de participar do trote solidário é doar sangue ou ainda fazer o cadastro no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea. Em feriados, como o Carnaval, há aumento na demanda nos hemocentros, devido ao maior número de acidentes e traumas que necessitam de transfusão, por exemplo.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, devido ao baixo número de doações, os estoques caem em média 30% nesse período, número que pode ser ainda maior, dependendo da demanda por transfusões.

As doações acontecerão no Hemonúcleo de Santos, localizado na Rua Oswaldo Cruz, 197, de segunda a sexta-feira, das 8 às 13 horas.

Trote Ecológico – O meio ambiente também é alvo da campanha da Unisanta. Os estudantes poderão levar para a instituição seu lixo eletrônico, que não deve ser descartado com o lixo doméstico. Serão recebidos equipamentos de informática (placas, torre, monitores antigos, entre outros), celulares, pilhas e baterias. Tais materiais contêm chumbo, mercúrio, cádmio e outros metais pesados, que, uma vez no lençol freático, podem contaminar o meio ambiente, prejudicando a flora e a fauna.

O curso que tiver o maior número de arrecadações receberá o Troféu Solidário, além de participar de reportagem especial do Programa Espaço Unisanta da Santa Cecília TV.