Do dia 27 a 30 de outubro, a Faculdade de Farmácia da Universidade Santa Cecília (Unisanta) realiza o II Simpósio de Integração às Ciências Farmacêuticas, no Anfiteatro do Bloco E, 4º andar. A taxa de inscrição é uma lata de leite em pó que deve ser entregue no local do evento.

Na manhã de quarta-feira (27), das 8h às 9h, será feita a abertura do evento e entrega do material. Das 9h às 10h, Avaliação Nutricional do Paciente Crítico e Terapia Nutricional Enteral será tema de palestra ministrada pela professora Helenice Moreira da Costa. A última palestra da manhã será Controle de Qualidade na Farmácia Magistral, a cargo da doutora Patrícia Marcatto Benetton.

No período noturno do dia 27/10, às 19h30, a Drª Caroline Mesquita falará sobre Atuação do Profissional Farmacêutico na Indústria, Pesquisa Clínica e Manipulação.

Na quinta-feira (28), das 8h às 9h, a palestra Fármacos no Ambiente será ministrada pelos professores doutor Augusto César e Fernando Sanzi Cortez. Das 9h às 10h, a palestra Avaliação da Qualidade Ambiental/Biomarcadores fica a cargo do professor Dr. Camilo Dias Seabra. Das 10h às 11h, o professor doutor Aldo Ramos Santos falará sobre Usos de Petróleo Pesado na Produção de Coque como Combustível de Produção de Cimento Portland. A última palestra no período da manhã será Histórias da Microscopia, das 11h às 12h, ministrada pelo professor Antônio Aires da Cunha Filho.

Ainda no dia 28/10, a Profª Maria Fernanda Pedroso e o Prof. Celso Volpe falarão sobre a atuação da Unisanta no Projeto Rondon 2010 – Operação Mamoré, realizada no mês de julho, no município de Theobroma – Rondônia. Além dos docentes, alunos que participaram da Operação também contarão suas experiências na palestra que será realizada, das 19h30 às 21h45, no Anfiteatro do Bloco E da universidade.

Na manhã do dia 29/10 (sexta-feira), das 8h às 10h, os professores Dr. Alexandre Galvão da Silva e Drª Débora Dias Rocco falarão sobre Reabilitação Cardiovascular. Paciente Diabético: visão do Nutricionista, a cargo da professora Fabiana Sanchez Mota Ribeiro, será tema de palestra, das 10h às 11h. A última palestra da manhã da sexta-feira terá como tema Políticas de Assistência Farmacêutica: da construção à efetivação, a cargo do professor Marco Aurélio Pereira, das 11h às 12h.

O dia será encerrado com as palestras, no período noturno, Ciência de Animais de Laboratório, a cargo da professora Drª Valderez Bastos Valero Lapchik, que tem início às 19h30, e com a palestra Cosmetologia, ministrada pelo professor Paulo Rogério de Torres, das 20h45 às 21h45.

O último dia do evento, sábado (30/10), será marcado por diversas palestras no período da manhã. Das 8h às 9h a palestra Segurança na Utilização de Medicamentos: fármacos nefroprotetores X fármacos nefrotóxicos será ministrada pelo Dr. Jessé Pereira da Silva, farmacêutico do InCor. Das 9h às 10h a Farmacêutica da Clínica do Hospital dos Bandeirantes, Drª Gabriela de Paula Guimarães, falará sobre Farmácia Clínica Hospitalar. Farmacoterapia da Asma será tema de palestra, das 10h às 11h, a cargo do Dr. Ulisses Lacerda de Figueiredo Sá. Das 11h às 12h, o Simpósio propõe uma apresentação e discussão de casos clínicos, com os doutores Gabriela de Paula Guimarães, Jessé Pereira da Silva, Ulisses Lacerda de Figueiredo Sá e professor Valter Garcia Santos. Após a discussão, será feito o encerramento, às 12h.