Cuidar da emissão de poluentes do automóvel, além de contribuir para a melhoria da qualidade do ar, economiza combustível e diminui a manutenção no veículo. Para isso, a Universidade Santa Cecília (Unisanta), a Rádio Bandeirantes, Thomson e Sincopetro (Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de São Paulo) realizaram, nesta segunda-feira, 19/01, no estacionamento da Universidade, teste gratuito de qualidade de combustível.
O teste é feito em duas etapas. Na primeira, técnicos da Thomson inserem o Sensor Lambda no escapamento do carro e medem a qualidade de oxigênio presente nos gases poluentes. O Sensor busca a condição ideal da mistura ar e combustível, para que o veículo desenvolva toda potência, poluindo o mínimo possível e diminuindo a manutenção.
Após esta etapa, o carro é direcionado aos técnicos do Sincopetro, que fazem o teste para saber a qualidade da gasolina. O combustível é colocado em um aparelho de infravermelho. Em dois minutos o consumidor tem o resultado. Na gasolina, a tolerância é de 24 a 26% de mistura de álcool anidro.
De acordo com o técnico da MTE Thomson, João Alberto, motoristas que realizaram o teste em outras edições da avaliação em Santos e constaram irregularidades voltaram neste ano para verificar a qualidade do combustível. “Nos 19 veículos movidos a álcool analisados nenhuma ocorrência foi encontrada”.