Com o objetivo de promover reflexões sobre a história e novas tendências da Educação Matemática, a Universidade Santa Cecília (UNISANTA) promove, de 4 a 7 de novembro, o III Fórum de Educação Matemática. O público alvo são pesquisadores, professores, alunos, profissionais de áreas afins e demais interessados. As palestras e debates serão realizados no Anfiteatro 1 do Bloco D.
A sessão solene de abertura será às 19 horas. O dr. Vincenzo Bongiovanni, da PUC/SP, falará sobre Uma visão panorâmica da história da Geometria, a parir das 20 horas.
Na quarta-feira, às 19 horas, o dr. Fábio Giordano, diretor da Faculdade de Pedagogia da UNISANTA, abordará o tema Educação à Distância.
Às 21 horas, haverá as seguintes comunicações científicas: Solução de problemas, a cargo da professora Noemi da Silva Conceição; Influência do regime de progressão continuada na motivação dos alunos nas aulas de Matemática, com o professor Emerson Santos Correia de Lima; Alguns fatores que influenciam o desempenho na solução de problemas matemáticos, com a professora Tâmara Regina Cerqueira de Lima.

Minicursos e mesa-redonda

Os minicursos serão realizados dia 6, quinta-feira, às 19 horas. São os seguintes: Explorando conceitos da trigonometria, com Cabri Geométré II, pelas professoras Cristina Meyer e professor José Avelino dos Santos Moura, da UNISANTA; Aspectos cognitivos no processo ensino – aprendizagem de Matemática através de jogos: Teoria e Prática, a cargo do professor Marcos Antonio S. de Jesus, coordenador do Curso de Matemática da UNISANTA; Matemoteca: uma abordagem de construção integrada com enfoque nas quatro séries do Ensino Fundamental, a cargo da professora Luciana Arruda Campos Rodrigues.
O encerramento será na sexta-feira, às 19h30, com a mesa-redonda sobre Aspectos críticos da Educação e da Educação Matemática.