Equipe já está em Brasiléia, para o projeto que é coordenado pelo Ministério da Defesa do Governo Federal

por Julia Mayorca. colaboradora

Oito estudantes, acompanhados de docentes da Universidade Santa Cecília (Unisanta), estão participando do Projeto Rondon “Vale do Acre”, durante o mês de julho. Os acadêmicos estão ministrando cursos abertos à comunidade, como o de Fotografia e Edição de Imagem, com o intuito de trazer a inclusão social através da tecnologia para os moradores de Brasiléia, município que fica a 234 quilômetros da capital do estado, Rio Branco. A equipe da Unisanta também teve um treinamento na selva, aprendendo a construir abrigos, cartografia e como se alimentar na mata.

A operação começou dia 05 de julho e prosseguirá até 21 de julho de 2019, em 12 municípios do Estado do Acre: Acrelândia, Assis Brasil, Brasileia, Bujari, Capixaba, Epitaciolândia, Feijó, Plácido de Castro, Porto Acre, Senador Guiomard, Tarauacá e Xapuri. Tem como Centro Regional (CR) a cidade de Rio Branco/AC.

O objetivo dessa ação é mostrar aos acadêmicos e docentes a realidade brasileira, além de buscar o desenvolvimento dessas comunidades, que se veem em situação precária, afim de conseguir melhorar a qualidade de vida dos moradores.

A Unisanta, com a Universidade do Vale do Itajaí (Univali), programou realizar 37 oficinas no município, contando com cursos de capacitação em:  Informática; Português Instrumental; Tecnologia Social; Saneamento Básico e Esgotamento Sanitário; Tratamento de Água; Produção, Descarte e Manejo do Lixo; Geração de Renda; Mídias Publicitarias; Educação Ambiental; Capacitação de Produtores Rurais; Políticas Públicas; e Manutenção em Eletrônica Básica.

A equipe é formada pelos professores Daniel Siquieroli Vilas Boas, coordenador do Projeto Rondon na UNISANTA, e Maria Fernanda Barretto Penteado Pedroso, além dos universitários Caio Eluf (Engenharia Mecânica), Carmem Bianca Mecena do Espirito Santo (Farmácia), Josiane Ferreira de Souza (Educação Física), Julia Paula Augusto (Odontologia), Laura Santana de Freitas Stein (Direito), Lorena Tavares Ramalho (Farmácia), Luciano Mazzuca da Gama (Engenharia Química),  e Vitor Russo da Cunha Fernandes (Engenharia Química).