A Universidade Santa Cecília (UNISANTA), a Secretaria de Obras e Serviços Públicos de Santos e a Politécnica da USP assinaram um convênio inédito na região, para elaborar um estudo detalhado da situação dos prédios da orla de Santos. O objetivo da parceria é fazer um mapeamento e uma pesquisa de como estão estes edifícios, principalmente, com relação ao grau de inclinação.
O estudo terá duas etapas. Primeiro, será realizado um levantamento estrutural de cada prédio, o número de moradores e o perfil socioeconômico deles. Já na segunda etapa será feito um estudo geotécnico com análises de solo e avaliação topográficas.
Segundo a engenheira Nilene Janini de Oliveira Seixas, coordenadora do projeto por parte da UNISANTA, serão convocados seis estudantes de Engenharia Civil da Universidade para auxiliar os professores no Projeto.
Ainda de acordo com a coordenadora, ficará a cargo dos estudantes e professores da UNISANTA as seguintes funções: leitura de recalque dos edifícios da orla que possuem pinos de recalque, medição da inclinação dos edifícios e organização do banco de dados do Projeto. Nilene é mestre em Engenharia e está desenvolvendo pesquisa sobre o assunto em tese de doutorado.
A conclusão final do trabalho será realizada por pesquisadores da Politécnica/USP.