Avaliados: mercado, pesquisa, ensino, internacionalização e inovação. A Unisanta está 13 pontos a mais do que a segunda colocada e 32 pontos acima da terceira colocada.

Mais um diferencial da Universidade Santa Cecília (Unisanta), divulgado em setembro pela Folha de S.Paulo, confirma o prestígio e a qualidade de ensino da Universidade na Baixada Santista e no País. Considerando a ordem de colocação no País, entre 195 avaliadas, a Unisanta está em primeiro lugar na Região, com 13 pontos à frente da segunda colocada e 32 pontos a mais do que a terceira colocada na Baixada Santista.

Em termos de nota atribuída, a Universidade Santa Cecília continua em primeiro na Região (31,51), 4,20 a mais do que a segunda colocada (nota 27,31) e 13,26 a mais do que a terceira colocada (nota 18,25), entre as universidades consideradas regionais, sem outras sedes na Capital e em outros estados brasileiros, que possuem número bem maior de alunos.

Os critérios avaliados foram: pesquisas científicas, ensino, mercado de trabalho, inovação e internacionalização. O resultado foi divulgado dia 19/9/16, pelo jornal Folha de S. Paulo).

Internacionalização: excelente. A Unisanta está em 67ª no País quanto a esse item, que leva em conta citações internacionais recebidas pelos trabalhos acadêmicos em 2014 e a proporção de publicações em coautoria internacional em 2012 e 2013. A colocação da Unisanta está acima de diversas publicas e particulares, com número bem maior de alunos..

O RUF mudou neste ano o cálculo de indicadores de mercado e de ensino, segundo o jornal. Agora são usadas pesquisas de opinião com empregadores e docentes feitas pelo Datafolha nos últimos três anos.

Para a qualidade de ensino foram feitas 2.125 entrevistas com docentes qualificados como avaliadores do MEC. Esses profissionais são ouvidos sobre os três melhores cursos do País em suas áreas de atuação. Sobre o mercado de trabalho foram feitas 5.975 entrevistas pelo Datafolha com profissionais do mercado, que apontam as três melhores instituições nas áreas em que contratam.

São analisados dados do MEC, Web of Science, SciELO, Inpi, fundações estaduais de amparo à ciência, CNPq, Capes e Datafolha.

GuiaGuia do Estudante – A Universidade Santa Cecília  se destaca mais uma vez entre as melhores Universidades do País, com 17 cursos estrelados pelo Guia do Estudante – Melhores Universidades 2016, da Editora Abril, um reconhecimento nacional da busca constante da Instituição pela excelência no ensino. Os cursos avaliados com 4 estrelas foram oito: Administração, Ciências Biológicas– Biologia Marinha, Direito, Educação Física, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Fisioterapia e Pedagogia.

Também se destacaram os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Engenharia da Computação, Engenharia de Petróleo, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Jornalismo e Publicidade e Propaganda, que receberam três estrelas do Guia. Alguns cursos mantidos pela instituição e com os mais elevados conceitos de qualidade deixam de ser avaliados, uma vez que ainda não são alvos do ranking do Guia.

Participam da avaliação cursos superiores de instituições públicas e particulares de todo o Brasil, com exceção dos cursos tecnólogos, pois com suas nomenclaturas diversas, o Guia do Estudante encontra dificuldades de enquadrá-los entre si, com mesmas definições para avaliá-los.

Outros rankings – A Unisanta mantém posições de destaque em outros rankings, como a primeira em pesquisas científicas segundo o Google Schollar Citations Profiles, está entre as primeiras em avaliações do MEC, mercado de trabalho e primeira em preferência popular (TOP of Mind A Tribuna, pela décima vez consecutiva), entre outros quesitos.

Os dados do Google Scholar Citations Profiles são utilizados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fafesp). O Ranking Web ou Webometrics é considerado o maior ranking do ensino superior. É divulgado desde 2004 duas vezes por mês, de “maneira independente, livre e objetiva”.   A responsabilidade é do Cybermetrics Lab (Spanish National Research Council, CSIC).

O ranking mundial registra os 3.000 pesquisadores brasileiros com maior índice de produtividade de pesquisas de qualidade. A presença da Universidade analisada (item presence) leva em conta também a página oficial de divulgação científica da universidade no site institucional.

Unisanta tem 17 cursos entre os melhores do País, segundo o Guia do Estudante da Editora Abril

Unisanta recebe o Troféu Top of Mind A Tribuna, pela décima vez consecutiva