O novo espaço integra a rede de laboratórios da Unisanta, onde os professores e estudantes desenvolvem soluções para os desafios do mundo empresarial e as necessidades da população.

Com o objetivo de formar um profissional com o perfil adequado para a nova cultura da Indústria 4.0, que exige pessoas com competência para liderar, inovar, empreender e gerar riquezas para o País, a Universidade Santa Cecília (Unisanta) inaugurou, na última terça-feira (6/11), o InovFabLab, laboratório de inovação tecnológica e criatividade.

Inspirados na tradição norte-americana, mais precisamente no Massachusetts Institute of Technology – MIT, os laboratórios de inovação, chamados fab labs, permitem um ambiente único de produção de inovações. Além de capacitar o aluno para o mercado de trabalho, incentivando a multidisciplinaridade, o local também é aberto à comunidade, através das parcerias com empresas e com o setor industrial.

O engenheiro Sérgio Schina, gerente responsável pelo InovFabLab e formado pela Unisanta, explica que os primeiros treinamentos, visando preparar os alunos para utilizar os equipamentos, foram feitos para representantes dos cursos de Arquitetura, Ciências Biológicas, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia Mecânica, Fisioterapia, Jornalismo, Pedagogia, Publicidade e Sistemas de Informação da Unisanta. Outros serão agendados: Administração, Ciências Contábeis, Design de Interiores, Direito, Educação Física, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Química, Farmácia, Odontologia, Produção Multimídia, Psicologia, Rádio, TV e Internet.

Para a engenheira da Unisanta, Karen Perez Silva, que também integra a equipe do InovFabLab, “com a 4ª Revolução Industrial e a digitalização dos processos – inseridos em um banco de dados mundial – é possível prever acidentes e falhas, pois a inteligência artificial está interligada com todo maquinário. Conseguimos otimizar o processo com 100% de eficiência, descobrir onde estão os defeitos e consertá-los antes de eles acontecerem, pois todos os dados estão disponíveis e ‘linkados’ com a inteligência artificial”.

Karen diz ainda que, “quando o aluno sair da universidade e se projetar na indústria, ele precisará estar preparado com o que vai encontrar e este laboratório tem este objetivo, incentivar o trabalho em equipe. Assim ele conseguirá pensar à frente e se alinhar com o que está acontecendo no mercado”.

Para o Gerente do Cide e Ciesp Cubatão, Valmir Ramos Ruiz, “iniciativas como o InovFabLab oferecem ao atual e futuro profissional uma qualificação diferenciada, por meio de novas tecnologias e criatividade coletiva, e o preparam para o novo mercado de trabalho, que se encontra cada vez mais competitivo e em busca de candidatos mais resilientes”.

Adesões de empresas – A multinacional Olin, da área de cloro/soda, iniciou os primeiros trâmites de parceria com a Unisanta, com o objetivo de adquirir o conhecimento necessário à tecnologia da indústria 4.0. Formado em 2014 em Engenharia Química pela Unisanta e atual gerente de manutenção dessa empresa, Daniel Torneiros falou sobre a importância do InovFabLab para a atualização dos engenheiros.

“As faculdades ensinam conceitos, fenômenos, simulações em softwares e experiências em laboratórios, mas não com uma tecnologia tão avançada. Estamos dando um quarto passo hoje, para a indústria 4.0. Não basta saber conceitos, equações e os fenômenos, mas saber traduzi-los de maneira tecnológica, com automação”, disse.

Os recursos oferecidos pelo InovFabLab Unisanta, segundo Torneiros, “são preciosos para as empresas. Isso porque, se elas capacitam seus funcionários e engenheiros para a indústria 4.0, não precisam terceirizar esse trabalho, o que permite uma economia de 50%”.

Empreendedorismo – Alunos da Unisanta já estão utilizando os equipamentos de ponta do InovFabLab Unisanta. Entre os projetos estão os classificados entre os melhores da Baixada Santista no Startup SP – Sebrae, programa de desenvolvimento de startups digitais. O Grupo de Pesquisa em Engenharia Aplicada da Unisanta também usufruirá da tecnologia disponível no local para a construção de aviões e drones.

Para Marco Aurélio Rosas, Gerente Regional do Sebrae Baixada Santista, com a inauguração do InovFabLab é nítido um ciclo muito completo de empreendedorismo e inovação na prática no Complexo Educacional Santa Cecília. Isso, desde o Colégio Santa Cecília, com o projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos, até a Universidade, com as Startups.

Rosas diz ainda que é empolgante ver um processo que nasceu no Massachusetts Institute of Technology agora aqui na prática na Universidade Santa Cecília. “Antes de fazer essa usinagem de um equipamento, que é um processo lento e caro, as empresas podem utilizar um espaço como esse para fazer a análise de teste. Isso economiza tempo e dinheiro e é puro planejamento. Isso se chama inovação na prática”.

Faça parte! – O InovFabLab é mais um dos espaços de tecnologia à disposição dos alunos e futuros estudantes da Unisanta, que podem ingressar em um dos 42 cursos da Instituição por meio do vestibular agendado. Mais informações em unisanta.br/vestibular