A iniciativa é do Instituto para Pesca, Diversidade e Segurança Alimentar (Fisheries and Food Institute), órgão internacional sediado na Unisanta.

Nos dias 14 e 15/9 (sexta e sábado), a Universidade Santa Cecília realizará curso de atualização a profissionais que trabalham com o meio ambiente, da Polícia Militar Ambiental, da Prefeitura de Santos, da Marinha e da  Guarda Municipal. Os alunos foram previamente inscritos pelas instituições convidadas.

O curso,  gratuito,  é especialmente destinado aos que trabalham com a população e fazem ligação com as redes ambientais. Os professores são doutores e professores dos Mestrados em Ecologia e de Auditoria Ambiental da Unisanta. A iniciativa é da Unisanta e do Instituto para Pesca, Diversidade e Segurança Alimentar – Fisheries and Food Institute (FIFO), sediada na Universidade desde 24 de agosto de 2011. O Instituto é coordenado pela Diretora-Executiva do Instituto, a drª Alpina Begossi.

A abertura do curso está marcada para às 9 horas do dia 14, no auditório do Bloco E, na Cesário Mota, 8.

DIA 1, sexta-feira, 14 de setembro

9h00 – Abertura – prof.ª s. drªs. Alpina Begossi (diretora-executiva da FIFO e autora de diversos livros na área), Mara Magenta (vice-coordenadora) e dr. Fábio Giordano, professor do Mestrado de Ecologia Marinha e diretor da Faculdade de Pedagogia.

9h30 – Aula 1: Ecologia Humana: ênfase em comunidades pesqueiras e segurança alimentar. profª dra. Alpina Begossi.

10h30 – Coffee Break.

11h00 – Aula 2: Uso do sensoriamento remoto e da Ecologia da Paisagem para detectar impactos na vegetação. prof. dr. Fábio Giordano.

12h00 – 13h30: Horário livre

13h30 – Aula 3: Noções de degradação e recuperação ambiental. profª drª Mara Magenta

14h30 – 15h00: Coffee Break

15h00 – Aula 4: Riachos costeiros, peixes e conversação. profª dra. Ursulla de Souza

DIA 2, sábado,  15 de setembro de 2018.

9h00 – Aula 5: Genética da conservação. profª dra. Regina Priolli.

10h00 – Coffe Break (Unisanta).

10h30 – Aula 6: Poluição da água: novos contaminantes, velhos problemas. prof. dr. Camilo Dias Pereira.

11h30 – 13h00: Almoço, horário livre

13h00 – Aula 7: Danos ambientais: conceito e valorização. prof. dr. Roberto Borges, coordenador do Mestrado em Auditoria Ambiental.

14h00 – Aula 8: Discussão aberta a  todos

15h00 – Enceramento e Coffee Break