A terceira etapa da pesquisa internacional que visa padronizar a gestão de sedimentos e de material dragado nos portos prosseguirá em Cádiz, Espanha. A partir de segunda-feira (13/11), embarcam para a cidade espanhola os biólogos dr. Augusto Cesar, que realizará o segundo pós-doutorado na área, e Camilo Seabra, que fará um estágio de doutorado, ambos com bolsas da CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

O nome do projeto é Harmonização de Métodos para a Gestão de Material Dragado em Zonas Costeiras Internacionais (Europa e América Latina), incluindo Espaços Naturais Protegidos. Estão sendo objetos de investigação os estuários de Santos e Paranaguá, no Brasil, e Cádiz, Algecira e Huelva, na Espanha.

Cronograma – Até junho de 2007 serão feitos os cálculos dos níveis de contaminação e toxicidade nos sedimentos analisados. A determinação dos efeitos da contaminação, mediante bioensaios em laboratório e de campo será de janeiro a agosto de 2007, período em que será estabelecido um fator de bioacumulação de contaminantes. A elaboração do protocolo integrado está marcada para o período de julho de 2007 a fevereiro de 2008 e o workshop final e publicação dos resultados serão em fevereiro de 2008.

A coleta de amostras no estuário de Santos começou em março de 2005 e em Paranaguá, em agosto de 2006. A análise química desse material foi prevista para o período de maio de 2006 a fevereiro de 2007 .

Espaços protegidos – Além da gestão ambiental e de saúde pública dos estuários mencionados, os estudos objetivam “a gestão de espaços naturais protegidos que se encontram dentro ou próximos das áreas de influência, dos quais se destacam áreas de manguezal em Santos e no Paraná (Área de Proteção Permanente (APP), Parque Estadual Marinho da Laje de Santos, Parque Estadual Xixová – Japuí, Área de Proteção Permanente (APA) do Lagamar (Sítio Ramsar, Patrimônio da Humanidade), Ilha do Mel, entre outros”. Na Espanha, estão nessas condições as áreas de Doñana, Estrecho e os Marismas do Rio Tinto e Odiel.

Todas as regiões pesquisadas são consideradas estratégicas e importantes para os dois países, com a perspectiva de gerar informações que sirvam como delineadoras de um modelo conceitual portuário que poderá, inclusive, ser adaptado para outras regiões do globo.

Augusto Cesar sustenta que o projeto pretende contribuir com os municípios, órgãos de controle ambiental, organismos públicos, autoridades portuárias, empresas privadas e, principalmente, as comunidades locais que vivem e dependem dos recursos naturais das citadas regiões.

O grupo, composto pelos doutores Augusto Cesar e Camilo Dias Seabra Pereira, da Unisanta, e pelo dr. Denis Moledo de Souza Abessa, é responsável pela realização dos testes ecotoxicológicos e identificação dos organismos (fauna) nos sedimentos coletados nas áreas brasileiras de estudo.

A UNISANTA e a Unesp/SV participam do planejamento, obtenção de dados, avaliação e integração dos resultados e elaboração do protocolo para gestão de sedimentos de regiões portuárias e costeiras. Fornecem as instalações, equipamentos e serviços administrativos.

Em Cádiz, os trabalhos serão desenvolvidos por 16 pesquisadores, coordenados pelo dr. Tomás Angel Del Valls, com o objetivo de realizar análises químicas e ecotoxicológicas das amostras coletadas nas áreas de estudo espanholas. No Brasil, o responsável pela coordenação do projeto é o prof.dr. Antonio A Mozeto, da UFSCar. Em 09/11/2006. Assecom. (013)- 3202-7113. assecom@unisanta.br