O Centro Institucional de Pesquisa (CIPE) e a Diretoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) entregaram, nesta terça-feira, dia 28 de novembro, o Prêmio Dr. Milton Teixeira aos ganhadores da IV Jornada Ceciliana de Iniciação Científica e II MostraSanta. O evento realizado às 10 horas, no Consistório da Universidade, tem como objetivo divulgar a produção científica e de extensão comunitária desenvolvida por universitários em diversas áreas do conhecimento.

Segundo a reitora da UNISANTA, Silvia Teixeira Penteado, é um privilegio premiar trabalhos que se consagraram durante este evento, que ajuda a enriquecer o mercado de trabalho e a sociedade.
“A qualidade dos trabalhos irá inspirar novos alunos a desenvolverem projetos e pesquisas acadêmicas, que apresentam um comprometimento social. E para isso, os estudos serão convertidos em artigos para que possam ser consultados na Biblioteca da UNISANTA”, concluiu a presidente da Instituição, Lucia Teixeira Furlani, que contemplou, além dos alunos, todos os professores que participaram do evento.

Para o coordenador da diretoria de Pós-Graduação, prof° Áureo Emanuel Pasqualeto Figueiredo, este é o primeiro passo para realização de um mestrado ou até um doutorado.

Segundo a coordenadora do Centro Institucional de Pesquisa, Brigitte Rieckmann Martins dos Santos, os trabalhos deste ano apresentaram qualidade superior aos dos anos anteriores. “É a primeira vez que os alunos desenvolveram estudos que procuram apontar problemas e, principalmente, levantar soluções para temas relacionados à comunidade e qualidade de vida”, diz Brigitte Rieckmann.

Para o próximo ano, a intenção é realizar a V Jornada Ceciliana de Iniciação Científica e III MostraSanta, junto com a Semana de Inovação Tecnológica, da Faculdade de Ciência da Computação, e também com o Congresso Internacional em Lógica Para Consistente. “Com esta mudança os trabalhos ficarão expostos por mais tempo, o que possibilita com que a comunidade acadêmica conheça ainda mais os estudos realizados dentro do Universidade”, completou.

As estudantes Ligia Helena Boppré e Neiriane Martins dos Santos, com orientação da Profª Luci Mara Lundin, receberam o prêmio na área de Lingüística, Letras e Artes com o tema: A Inclusão na Arte/ Educação. “O trabalho tem como objetivo ajudar os professores de escolas regulares a trabalhar com crianças portadoras de deficiência. É um método multisensorial de um escritor espanhol, que ainda não é conhecido no Brasil”, disse a estudante Ligia Boppré. “É muito gratificante receber este premio, pois é o reconhecimento do trabalho que estamos desenvolvendo há três anos”, completou a universitária.

Na área de Saúde, o trabalho que recebeu o prêmio foi Estudo Comparativo do Nível de Qualidade entre Sujeitos Acondroplásticos e não Acondroplásticos, desenvolvido pelos alunos: Mariana Pereira Cervan, Márcia Cristina Pires da Costa e Rodrigo Lopes de Oliveira. “O prêmio é a comprovação do esforço e de toda a dedicação do grupo para realizar esta pesquisa, que durou um ano e meio para finalizarmos”, disse o universitário Rodrigo Oliveira.

Ao todo foram homenageados doze trabalhos das diferentes áreas de conhecimento, sendo que seis receberam o Prêmio Dr. Milton Teixeira. São eles:

Ciências Biológicas
Autores: Carina Pitwak Magdalena, Letícia C. A. Mesquita, Sergio Luis R. da Silva
Tema Livre: Avaliação da viabilidade de uma adaptação do meio ELENDT M7 para cultivo de Ceriodaphnia dúbia Richard, 1894 (CRUSTACEA: CLADOCERA)
Docente: Camilo Dias Seabra Pereira

Engenharias
Autores: Rodrigo Alves dos Santos, Saul Rodrigues dos Santos, Romy Vilela, Joseli Sardinha dos Santos, Henrique Guimarães Alumada de Araújo
Tema Livre: Biodiesel a partir de óleo de fritura
Docentes: Deovaldo de Moraes Junior, Max Maia Neto e Luís Renato Bastos Lia.

Saúde
Autores: Mariana Pereira Cervan, Márcia Cristina Pires da Costa, Rodrigo Lopes de Oliveira
Tema Livre: Estudo comparativo do nível de qualidade entre sujeitos acondroplásicos e não acondroplásicos
Docente: Roberto Fernandes da Costa

Ciências Sociais Aplicadas
Autora: Rutnea Batista Balsalobre, Juliana Caravante Calazans e Vandré Cabral Bezerra
Tema Livre: A relação entre a governança corporativa e a geração de valor ao acionista
Docente: Marcelo Monteiro Perez

Ciências Humanas
Autoras: Amanda Miranda dos Santos, Ana Claudia Capella Gloria, Cristiane Aparecida Torso, Rose Mary Salustiano Bessa e Andrea Yunoguthi Barbosa
Tema livre: Brincar e construir é só começar
Docente: Luci Mara da Silva Lundin

Lingüística, Letras e Artes
Autoras: Neiriane Xavier dos Santos Silva e Ligia Helena Boppré
Tema livre: A inclusão na arte/educação
Docente: Ana Kalassa El Banat

Receberam homenagens os seguintes estudos:

Ciências Biológicas
Autoras: Aline Alves Kirschbaum e Andrea Assunção
Tema Livre: Utilização de biomarcadores de cito e genotoxicidade em robalo Centropomus parallelus provenientes do sistema estuarino de São Vicente – SP
Docente: Camilo Dias Seabra Pereira e Robson Seriani

Engenharias
Autor: Gilberto Augusto Thomaz de Aquino Holms
Tema Livre: Analisador ParaHIPER – Um software de auxílio ao diagnóstico de hipertensão arterial usando análise paraconsistente
Docente: João Inácio da Silva Filho

Saúde
Autores: Márcia Cristina Pires da Silva, Mariana Pereira Cervan, Rodrigo Lopes de Oliveira Lima
Tema Livre: Ocorrência e intensidade de algias em sujeitos acondroplásicos
Docente: Roberto Fernandes da Costa

Ciências Sociais
Autora: Ana Letícia Barbosa Fernandes
Tema Livre: Avaliação pós-ocupação na moradia de interesse social: estudo de caso na Região Metropolitana da Baixada Santista
Docente: César Augusto Alonso Capasso

Ciências Humanas
Autora: Andréia Aguiar de Pinho e Marcela Corrêa Paiva Fernandes
Tema Livre: LIMITES: a importância do estabelecimento de regras desde a educação infantil
Docente: Sandra Maria Bezerra da Silva

Lingüística, Letras e Artes
Autoras: Joyce Farias de Oliveira
Tema Livre: “Conhecete a ti mesmo”: a mitologia reinventada
Docente: Ana Kalassa El Banat

Os estudos foram avaliados pela comissão organizadora composta pela Profa. Dra. Brigitte Rieckmann Martins dos Santos; Prof. Ms. Jamir Mendes Monteiro; Prof. Dr. João Inácio da Silva Filho; Prof. João Marcos Miragaia Schmiegelow; Prof. Dr. Luis Antonio de Arruda Aidar; Profa. Ms. Maria Cristina da Silva Pereira Alves e Prof. Dr. Roberto Fernandes da Costa.