Em uma área anteriormente invadida em Santa Cruz dos Navegantes, será implantado um laboratório de pesquisas e um ponto de encontro entre professores e alunos. No local, funcionarão três projetos: um levantamento de Fauna (Santa Fauna), um levantamento de Flora (Santa Flora) e o Sustenta Guaru.

A Universidade Santa Cecília (Unisanta) e a Prefeitura de Guarujá assinaram, nesta terça-feira (12/6).  um convênio para a implantação de uma base acadêmica de pesquisas sustentáveis no bairro de Santa Cruz dos Navegantes. A solenidade ocorreu na Sala de Atos e contou com as presenças do prefeito de Guarujá,  Valter Suma, da reitora da Unisanta, dra. Sílvia Teixeira Penteado, da presidente, Lúcia Teixeira, do Pró-Reitor Administrativo, Marcelo Teixeira,  do Secretário do Meio Ambiente daquele município, Sidnei Aranha, além da curadora do Herbário Científico da Universidade, Zélia Rodrigues de Melo.

Segundo Nanci  Papareli Valero, bióloga da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Guarujá, a ideia do convênio veio através de uma sugestão de um promotor de utilizar uma área  em Santa Cruz dos  Navegantes. “Era uma invadida e o promotor sugeriu que ela fosse usada como uma base para fazer trabalhos científicos. E, como não foi possível a manutenção do local, a professora Zélia e eu tivemos a ideia de implantar essa base em um centro comunitário na região de Santa Cruz dos Navegantes”.

Nanci descreve também como será o ambiente.  “É um laboratório de pesquisas e uma área de encontro entre professores e alunos. O local será composto por três projetos: um levantamento de Fauna (Santa Fauna), um levantamento de Flora (Santa Flora) e o Sustenta Guaru, que são trabalhos, oficinas, workshops e palestras voltados para a comunidade em relação à sustentabilidade como, por exemplo, lidar com o lixo e a reciclagem, além também da revitalização e criação de hortas.

Ela conta também que esse lugar irá servir para armazenamento de materiais e um laboratório de pesquisas onde vão circular os alunos e profissionais de qualquer lugar do Brasil para que possam ajudar nesse projeto.

Avanço na questão ambiental

Para Valter Suman, prefeito de Guarujá, a importância do convênio é fundamental. “O poder público não pode ficar mais alienado aos avanços de pesquisa científica e a Unisanta irá proporcionar um amplo avanço na questão ambiental,  realizando um trabalho na Santa Cruz dos Navegantes com uma base que nós estamos cedendo, cujo objetivo é estudar a fauna e flora  daquela região”.

E completa:  “Desde o início do meu mandato e até bem antes, a minha ansiedade é  muito grande em fortalecer laços cada vez mais com a Santa Cecília e isso está ocorrendo hoje. Quero agradecer a toda a família Teixeira por esse carinho e acolhimento, e mostrar a minha gratidão a todos eles.  Guarujá está de portas abertas e com certeza essa parceria irá render bons frutos”.

O Secretário do Meio Ambiente de Guarujá, Sidnei Aranha, lembra que a Universidade Santa Cecília já realizou grandes pesquisas no Guarujá. “A Unisanta já descobriu uma espécie de mirrara que só nasce na nossa Ilha de Santo Amaro. Após isso a universidade tem feito várias pesquisas e temos trocado muitas informações na área ambiental. O convênio é um método, e começou há algum tempo”.

Para a bióloga Zélia Rodrigues de Melo, bióloga, pesquisadora e curadora do Herbário da Universidade Santa Cecília, a assinatura do termo é a implantação de uma base acadêmica de pesquisas sustentáveis, que será a primeira na Baixada Santista. “Vamos trabalhar a fauna, a flora e também,  com a comunidade do Santa Cruz dos Navegantes, trabalhar a parte de oficina, cursos, reciclagem e sustentabilidade.”

Ela diz também que,  para os alunos da Unisanta,  será uma oportunidade de fazer diversos trabalhos, incluindo de iniciação científica. ”É importante para a Universidade ter uma base e para os alunos é uma prática. Eles estão saindo da Universidade e já estão trabalhando com a comunidade. Isso é muito importante.”

Zélia afirma que a Universidade ficará responsável pela parte da implantação da base. e que a Prefeitura está dando apoio com a disponibilização da bióloga para acompanhamento dos trabalhos.

Na opinião do pró-reitor administrativo da Universidade, Marcelo Teixeira, esse convênio é importante porque a Universidade sai de seus domínios, dos laboratórios, das pesquisas e vai a campo,   para que seja possível trabalhar nas necessidades de um município como  Guarujá.

Lucia Teixeira, presidente da Universidade Santa Cecília, lembra que a parceria entre a universidade e a Prefeitura da Guarujá existe há algumas décadas. Ela diz também que as duas partes sempre  colaboram em questões culturais, da saúde, biológicas, ou ainda promovem a educação através de diversos habitantes de lá.  que frequentam o Colégio e a Universidade, ou frequentam cursos de capacitação de professores.

A reitora da Universidade Santa Cecília, Sílvia Teixeira, ressalta que na solenidade estavam sendo feitas duas celebrações. “Neste mês tão importante, em que comemoramos o Dia do Meio Ambiente no dia 5, nós estamos aqui fazendo duas celebrações: a primeira,  antecipando os 20 anos do Herbário oficializado e,  a  segunda,  através deste convênio com a Prefeitura do Guarujá para a construção de uma base.

Silvia diz também que esse convênio dará uma ampla sustentação ecológica em relação à questão dos dejetos de lixo e do descarte, assim fazendo com que cada vez mais a população possa estar colaborando através de ações próprias e realizadas coletivamente”.