De uma escola primária com apenas 26 alunos, no bairro do Macuco, surgiu o Complexo Educacional Santa Cecília, no Boqueirão, com cerca de 16 mil alunos, da Educação Infantil aos Mestrados

Como parte da programação comemorativa pelos 55 anos do Complexo Educacional Santa Cecília, formado pelo Colégio e Universidade Santa Cecília – Unisanta, a instituição reunirá autoridades e convidados, além de seus mais de mil colaboradores, entre funcionários e professores, para uma grande festa na próxima quinta-feira, dia 6 de outubro, às 20 horas, com a apresentação do cantor e ator Daniel Boaventura e Orquestra, no Mendes Convention Center, em Santos. Ingressos esgotados!

No programa, constam homenagens especiais aos atletas da Unisanta: os olímpicos Poliana Okimoto (bronze na maratona aquática), os nadadores Ana Marcela, Matheus Santana, Gabrielle Roncatto e Tales Cerdeira, além do ciclista Gideoni Monteiro.  Pelas Paralimpíadas, Carlos Farrenberg (prata na natação), Israel Stroh (prata no tênis de mesa), Lauro Chaman (prata e bronze no ciclismo), Soelito Gohr e Márcia Fanhani Gonçalves, também do ciclismo.

A Universidade fará também outro evento comemorativo aos 55 anos no dia 19 de novembro, às 9h30, no auditório do Bloco E, com apresentação da Orquestra Sinfônica do SENAI. Na oportunidade, serão homenageados funcionários e professores mais antigos da Instituição.

História – Com cerca de 16 mil alunos da Educação Infantil à Pós-Graduação (lato sensu e stricto sensu), o Complexo Educacional Santa Cecília chega aos seus 55 anos de história com muitas razões para celebrar.

Tudo começou quando os fundadores, Nilza e Milton Teixeira, venderam a única casa da família, em que residiam, para comprar uma escolinha primária de apenas 26 alunos, no bairro do Macuco, em 1961. A professora Emília Maria Pirilo também participou da fundação. Transferida para a Rua Oswaldo Cruz, 266, no Boqueirão, em 1969, a escola se expandiu por mais de 100 mil metros de área construída.  Na transformação da pequena escola em especializado Complexo Educacional, avaliado entre os melhores do País, se engajaram desde cedo os filhos do casal fundador, Sílvia, Lúcia, Cecília e Marcelo.

A instituição sempre foi marcada pelo pioneirismo, como a criação de um dos primeiros cursos noturnos de Engenharia do País, o primeiro da Baixada Santista, e a implantação do Sistema de Rádio e Televisão Educativas, que prioriza a produção regional em segmentos como a educação, cultura, esporte, informação e entretenimento.

A graduação, que inicialmente formou e qualificou a mão de obra para o polo industrial de Cubatão, por intermédio do curso de Engenharia (45 anos), hoje abrange as mais diversas carreiras profissionais. São 35 cursos superiores, nas modalidades presencial e a distância, sendo o curso de Rádio, TV e Internet o mais novo, oferecido para 2017.

Outra novidade é o mestrado em Direito da Saúde, inédito no País, que teve sua aula inaugural ministrada em setembro pelo ministro do STJ, professor doutor Antônio Herman de Vasconcellos e Benjamin, referência jurídica na área. Benjamin integra o corpo docente da Faculdade de Direito e do mestrado da Unisanta.

A Unisanta também oferece os mestrados em Engenharia Mecânica (profissionalizante) e em Sustentabilidade de Ecossistemas Costeiros e Marinhos, recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Dezenas de profissionais já obtiveram seus títulos de mestrado pela Unisanta com grande contribuição para o desenvolvimento sustentável da região, através de um vasto material no campo da produção científica. A Pós-Graduação da Universidade completa 40 anos.

Educação a Distância e pesquisas – Também neste ano, o Complexo Educacional Santa Cecília ultrapassou fronteiras no ensino ao ter aprovada pelo MEC a implantação de 31 polos de Educação a Distância em vários estados brasileiros.

Seus diversos núcleos de pesquisa tornaram-se referência na região, a exemplo do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas (NPH), que tem feito previsões, por meio de estudos e coleta de dados, sobre as condições das marés, auxiliando na tomada de decisões preventivas do poder público quanto às ressacas na cidade. A Unisanta desenvolve pesquisas em parcerias com órgãos e instituições nacionais e internacionais. Seu Laboratório de Operações Unitárias recebe pesquisadores de outros centros de ensino e constrói módulos didáticos de engenharia para uso próprio e também por solicitação de instituições públicas e particulares.

Em 2016, a Unisanta enviou a 21ª. turma de alunos de Engenharia para intercâmbio exclusivo na França e Espanha, na área da nanotecnologia, além do setor de energia solar. A parceria é feita com o Instituto Nacional de Ciências Aplicadas de Toulouse (INSA), que recebe, além dos estudantes brasileiros da Unisanta, apenas universitários franceses e espanhóis.

Rankings – O reconhecimento da qualidade de ensino não vem apenas do Ministério da Educação, que atribui excelentes conceitos aos cursos da Unisanta. O mercado de trabalho também atesta a formação dos milhares de profissionais que hoje atuam em postos de destaque no Brasil e no exterior.

Entre os rankings estão o posto de 1º. lugar entre as universidades particulares da Baixada Santista no Ranking Universitário Folha (RUF), em 2015 e 2016. Avaliados: mercado, pesquisa, ensino, internacionalização e inovação.

Cursos entre os melhores do País, segundo o Guia do Estudante da Editora Abril; e a primeira da Baixada em pesquisas científicas pelo Google Scholar Citations Profiles.

São muitos os destaques, da Escola Infantil à Pós-Graduação, nas salas de aula, nos laboratórios, nas piscinas, nas quadras olímpicas e paralímpicas, nos congressos científicos e nos trabalhos de responsabilidade social.

Uma história tecida por alunos, ex-alunos, seus familiares, colaboradores e professores, que juntos colaboram com a missão permanente de ensinar, educar e aprender.